IMD realiza aula inaugural da Residência em TI em parceria com TJ do Acre
Com nova turma, pós-graduação chega à região Norte, depois de experiências no Sudeste e Centro-Oeste
11-12-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN ) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizaram nesta segunda-feira (9) a aula inaugural de uma nova turma da Residência em Tecnologia da Informação (TI), realizada em parceria entre as duas entidades. O evento teve como objetivo acolher os novos residentes e apresentar uma visão geral do funcionamento da pós-graduação.
A cerimônia contou com a presença, dentre outros, da presidente do TJAC, Regina Ferrari, do juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado, e dos diretores de TI e de Gestão Estratégica da instituição, Elson de Oliveira e Evandro Teixeira. Durante o evento, foram apresentadas as diretrizes do curso, incluindo a grade curricular, o calendário acadêmico e o funcionamento das disciplinas para os 12 novos residentes.
Durante o evento, o professor Jair Leite, coordenador do Programa de Residência do IMD, apresentou uma visão geral do curso para a nova turma, destacando suas etapas, objetivos, planejamento operacional, regras, termo de compromisso e os resultados esperados.
“Depois das experiências com o Sudeste (TCM-RJ) e Centro-Oeste (TST, no Distrito Federal), o bem-sucedido modelo de Residência em TI do IMD chega à região Norte. Desta vez, com uma abordagem inovadora, onde os residentes estarão presencialmente no TJAC, enquanto os professores da UFRN atuarão em aulas remotas. Haverá ainda o apoio da UFAC, com dois professores atuando no Aprendizado Baseado em Projetos”, explicou Jair Leite.
Participaram também, por meio de videochamada, o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e o professor João Carlos Xavier. Os professores Macilon Neto e Manoel Júnior, da Universidade Federal do Acre (UFAC), também estiveram presentes. A primeira aula foi ministrada pelo professor João Carlos Xavier, em formato on-line e ao vivo, com o tema “Aprendizado de Máquina: contexto e aplicações”.
Sobre a Residência
A Residência em TI do IMD tem como objetivo integrar e aplicar soluções tecnológicas em diversas instituições e organizações, capacitando os residentes por meio do desenvolvimento de projetos reais. O programa também busca incentivar a inovação tecnológica e sua aplicação prática no cotidiano das instituições parceiras.
Mais informações sobre a Residência estão disponíveis no site.