UFRN lança edital de reingresso específico para egressos do BTI

Candidatos podem tentar reingresso nos cursos de IA, Ciência da Computação e Engenharia de Software
17-12-2024 / ASCOM
Processo Seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou ontem, 16, o edital de reingresso específico para egressos ou concluintes do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), curso do Instituto Metrópole Digital (IMD). Os interessados poderão se candidatar a um de três cursos de formação associada: Inteligência Artificial, Engenharia de Software ou Ciência da Computação.

As inscrições ficam abertas no prazo de 16 de dezembro deste ano a 7 de janeiro de 2025, podendo ser efetivadas através de preenchimento de formulário eletrônico, no qual também deverão ser anexados os documentos descritos no Edital nº 20/2024, publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN.

Ao todo, estão sendo ofertadas 92 vagas: 40 para o recém-criado Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA), 22 para o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e 30 para o Bacharelado em Engenharia de Software. O ingresso dos aprovados ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2025.

A seleção será constituída de duas etapas. Na primeira, será levado em consideração o Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) apenas dos candidatos que tenham cursado uma das ênfases do BTI que seja correspondente ao curso para o qual se candidatará. No caso de Ciência da Computação, trata-se da ênfase de “Computação”. Já no que diz respeito a Engenharia de Software, a ênfase é a de Desenvolvimento de Software.

Para o curso de Inteligência Artificial, poderão se candidatar estudantes de qualquer uma das duas ênfases citadas acima.

A segunda etapa da seleção será voltada para os cursos que porventura não tenham preenchido todas as vagas na primeira fase. Nesse caso, serão levados em consideração os candidatos que não estejam vinculados a uma ênfase correspondente ao bacharelado que deseja cursar, ou aqueles que não tenham sido aprovados em sua primeira opção de curso e tenham indicado uma segunda opção.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 24 de janeiro, no site da PROGRAD. Os candidatos aprovados – tanto aqueles classificados dentro do número de vagas como os que ficarem na suplência – deverão se cadastrar no respectivo curso em que irá ingressar. Isso deverá ser feito entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, através de formulário eletrônico.

Após isso, os aprovados também deverão realizar, através do SIGAA, tanto o aproveitamento de estudos como a matrícula, que poderá ser efetivada no período de 10 a 17 de fevereiro de 2025.