SIG Software será primeira empresa graduada da Inova Metrópole

09-12-2014 / ASCOM
A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está organizando a primeira graduação da sua história. Nesta sexta-feira, 12, a empresa SIG Software será a primeira empresa graduada da Inova Metrópole. A SIG Software surgiu em 2011, e segundo Gleydson Lima, diretor de TI e Inovação da empresa, foi consequência da necessidade de outras instituições em implementar o Sistema Integrado de Gestão (SIG) desenvolvido na UFRN, uma vez que a universidade não pode ser contratada como prestadora de serviços. A empresa começou incubada no Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas (NATA/UFRN) e migrou para a Inova Metrópole em 2013. A empresa incubada, de acordo com o diretor, tem dois focos principais: fornecer o serviço de implantação do SIG e construir soluções prontas. De acordo com Gleydson, o portfólio da empresa consiste em educação e governo eletrônico (gestão pública). "O governo é muito burocrático", disse Gleydson, se referindo ao fato de que os processos institucionais demandam muitos passos para serem finalizados. Assim, ele conta que o sistema SIG agiliza os inúmeros passos desses processos burocráticos. Desde 2013 a empresa tem estrutura própria em um prédio empresarial próximo ao IMD, com sete salas alugadas e mantém ainda alguns projetos em duas salas na Inova Metrópole. A SIG Software tem 85 colaboradores e tem sete funcionários em Brasília, trabalhando direto com os clientes, e um funcionário em São Paulo trabalhando home office. A empresa tem clientes em 15 estados, distribuídos entre universidades federais, institutos federais, órgãos do governo da administração direta e o Ministério Público. Ela também implantou o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no Instituto Tecnológico Vale (Pará) em 2013, mas esse contrato já está encerrado.   A incubação "Para qualquer empresa a incubação é importante", conta Gleydson. Segundo ele, a maioria das empresas morrem nos primeiros dois ou três anos, e a graduação é um "selo". É como uma graduação num curso superior, no qual o profissional sai apto a exercer a função para a qual estudou. A graduação da empresa mostra que ela está apta a exercer suas atividades de forma autônoma. Gleydson disse ainda que "o empreendedor tem que ser administrador, contabilista e gestor financeiro", pois no início ele tem que fazer de tudo dentro da empresa. "A incubação é alguém ali se preocupando com você". A Inova Metrópole tem uma avaliação criteriosa em cinco eixos: Empreendedor, Tecnológico, Capital, Mercado e Gestão. Há ainda um monitoramento pós-incubação. "A SIG está levando o selo da Inova", conta. Ele disse que a empresa se preparou para o atual cenário, mas os desafios aumentam. A SIG Software está atuando na criação de um planejamento estratégico. Sua meta é ser reconhecida como uma marca forte no país.