IMD seleciona oito jovens para nova turma do Talento Metrópole
Altas habilidades aplicáveis à TI foram identificadas no último Curso de Verão
21-02-2025 / ASCOM
.png)
O Talento Metrópole, programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) voltado para a formação de jovens com altas habilidades cognitivas e superdotação em Tecnologia da Informação (TI), divulgou o resultado final da seleção para sua nova turma. Oito estudantes foram tiveram altas habilidades identificadas e foram convidados a participar do programa, que inicia suas atividades no dia 17 de março.
Os alunos selecionados, oriundos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, terão acesso a uma formação especializada que inclui disciplinas específicas e atividades complementares. Entre elas, estão visitas técnicas, desafios para desenvolvimento do pensamento científico e seminários.
Além disso, contarão com atividades em parceria com o Instituto Internacional de Física (IIF), que incluem seminários e participação em vivências científicas.
Cada participante terá orientação de tutores – professores pesquisadores da UFRN – e desenvolverá um plano individual de trabalho, alinhado com seus interesses e competências. O nome dos selecionados pode ser conferido no link.
Altas habilidades
A seleção para a nova turma ocorreu durante o último Curso de Verão do Talento Metrópole – evento que incentivou o contato de jovens com conhecimento científico e tecnológico. Durante o evento, que aconteceu no início deste mês, foram avaliadas capacidades cognitivas e competências, conforme o modelo de Altas Habilidades/Superdotação adotado pelo programa.
Exemplos disso são aspectos como engajamento, colaboração em equipe e inovação na resolução de desafios.
Durante o Curso, os participantes puderam participar de três oficinas gamificadas: Hora do Código, Modelagem e Impressão 3D e Fundamentos de Inteligência Artificial. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como lógica de programação, criatividade e construção de robôs.
Para mais informações sobre o Talento Metrópole, acesse a página do programa.