Tecnologia premiada para cidades inteligentes recebe apoio do IMD
Apoiado pelo Smart Metropolis, modelo colaborativo é destaque na Smart City Expo Curitiba
11-04-2025 / ASCOM

O Smart Metropolis, programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializado em Cidades Inteligentes, está envolvido no desenvolvimento de uma tecnologia premiada no último Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2025. Essa é a maior premiação voltada à inovação urbana e recebeu 270 projetos inscritos em sua mais recente edição.
A tecnologia, que recebeu o nome de Amaruel Conectada, foi destaque entre as três primeiras na categoria de Cidade Sustentável. Desenvolvida pela empresa santa-catarinense SmartCityTec, a iniciativa consiste em um modelo colaborativo de gestão urbana especializado na área de recursos hídricos e dados municipais.
Em sua concepção, o projeto Amaruel Conectada lançou mão da plataforma FIWARE, cujo principal propagador no Brasil é o Smart Metropolis. Isso aconteceu por meio do Fiware iHub, polo no IMD que concentra diferentes ações voltadas para Cidades Inteligentes – como encontros, formações e pesquisas no campo.
O trabalho premiado utiliza o framework FIWARE como base e apresenta à comunidade científica importantes diferenciais, como a integração de sensores e sistemas de Internet das Coisas (IoT) em seu modelo de gestão urbana.
Segundo Frederico Lopes, professor do IMD e coordenador do Smart Metropolis, o resultado positivo é um fruto direto do ecossistema promovido pelo Instituto.
“É o iHub que tem liderado a construção desse ecossistema Fiware no Brasil. Embora o prêmio não seja diretamente do IMD, ele reflete o impacto de nosso trabalho de disseminação da plataforma uma vez que essa empresa nasceu já Powered by Fiware em decorrência dessa nossa iniciativa com a Fundação e com o Consórcio CIGA. Nesse sentido, temos total conexão com esse resultado”, explicou Lopes.
Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas aqui.