Metrópole Parque atrai novas startups e chega à capacidade máxima de incubação presencial

Com 11 novas startups, Parque chega ao limite presencial e abre vagas na modalidade remota
08-07-2025 / ASCOM
Parque Tecnológico

O Programa de Incubação do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos. A incubadora de startups, localizada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), atingiu sua capacidade máxima de ocupação presencial, abrigando atualmente 34 startups, sendo 20 incubadas e 14 pré-incubadas, atuantes em áreas como saúde, educação, biotecnologia, ciências de dados e e-commerce.

Somente nos primeiros meses do ano, 11 novas empresas passaram a integrar o programa de incubação. São elas: Beelif, BRCLIGHTNING, Capte.AI, Collect ABA, Kenai, Metonímia, Obra Vista, PW2X, X-TRI, Ycodify e Z-Safe. Os novos negócios reforçam a diversidade de setores apoiados pelo Parque e evidenciam a vitalidade do ecossistema potiguar de inovação, com soluções que vão desde plataformas de inteligência artificial e educação até tecnologias voltadas à saúde mental e manutenção preditiva de aerogeradores.

Com mais de 30 salas, entre individuais e de coworking, o espaço tem se consolidado como um dos ambientes mais relevantes para o fomento à inovação no estado e hoje é considerado o maior polo de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Norte: ao todo, são mais de 150 empresas associadas, responsáveis por mais de 3.200 postos de trabalho - sendo pelo menos 200 destes relacionados às empresas da incubadora. Juntas, as associadas ao Parque movimentam um faturamento anual estimado em cerca de R$ 300 milhões, evidenciando o impacto econômico e a relevância do ecossistema de inovação para o desenvolvimento do Estado.

Desde que foi criado, em 2017, o Metrópole Parque já apoiou cerca de 200 empresas por meio do programa de incubação. Dessas, 19 foram graduadas e se mantiveram ativas e prósperas após quatro anos, o que aponta um índice de sucesso superior à média nacional. Ou seja, tratam-se de negócios que cumpriram todo o percurso formativo ofertado pelo Parque.

Novas vagas e incubação remota

Mesmo com a ocupação total do modelo presencial, o Parque mantém em funcionamento o processo seletivo para a incubação remota, que permite a entrada de novos empreendimentos no ecossistema. Atualmente, estão disponíveis três vagas para pré-incubação e três para incubação, todas no formato remoto. O edital segue aberto até o dia 28 de julho e pode ser acessado no site do Parque.

Neste modelo, as empresas passam pelos mesmos critérios de seleção e têm acesso a benefícios como capacitações, assessorias, apoio à divulgação, uso de auditórios e networking com outros empreendimentos do ambiente de inovação, com exceção da ocupação física nas salas da incubadora.

Para Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, esse crescimento aponta para a construção de um ambiente cada vez mais robusto e conectado com as demandas do ecossistema potiguar. “Nosso objetivo é consolidar o Metrópole Parque como referência em inovação, promovendo o crescimento de startups que geram impacto econômico e social para o Rio Grande do Norte. A expansão da modalidade remota é uma forma de democratizar ainda mais o acesso à nossa estrutura”, explica.

Conheça as startups que ingressaram no programa no 1º semestre de 2025:

Incubadas

Capte.AI
Plataforma que usa inteligência artificial para automatizar a elaboração de projetos voltados à captação de recursos. A ferramenta transforma formulários de editais em perguntas simples, e permite a submissão de propostas com agilidade, reduzindo em até 60% o tempo de elaboração.

Collect ABA
Plataforma de gestão da intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para pessoas com atraso no neurodesenvolvimento. Integra etapas como anamnese, protocolo avaliativo, aplicação de programas e análise de resultados.

Obra Vista
Startup potiguar que oferece uma plataforma de inteligência comercial para o setor da construção civil. A ferramenta monitora mais de 3 milhões de obras no país e entrega dados para qualificação de oportunidades e automação de vendas.

Pré-incubadas

Beelif
Plataforma que conecta pacientes a profissionais de saúde mental de todo o Brasil. Permite agendamento rápido de consultas e atendimento por telemedicina, com base em informações detalhadas dos profissionais.

BRCLIGHTNING
Plataforma online que automatiza cálculos e simulações para projetos de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), conforme as normas técnicas. O sistema é voltado a engenheiros e empresas do setor elétrico.

Kenai
Startup que oferece um chatbot de inteligência artificial chamado Kris, que realiza edições de vídeo rápidas e de baixo custo pelo WhatsApp. A solução busca facilitar a produção de conteúdo para micro e pequenas empresas.

Metonímia
Edtech especializada no ensino de redação para ENEM e concursos. A plataforma oferece hospedagem de videoaulas, correção de textos, gestão de pagamentos e personalização visual para professores e cursos preparatórios.

PW2X
Solução voltada ao rastreamento da degradação de componentes eletroeletrônicos em aerogeradores. Permite prever falhas e aplicar manutenção preditiva, reduzindo custos com paradas e substituições.

X-TRI
Startup focada na preparação para o ENEM a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e inteligência artificial. Oferece correção precisa de simulados, cronogramas de estudo personalizados e mentorias individuais.

Ycodify
Plataforma que permite que analistas de negócios criem sistemas personalizados a partir da modelagem de processos (BPMN), reduzindo a dependência de equipes de TI e promovendo entregas mais rápidas e flexíveis.

Z-Safe
Plataforma que combina hardware e software para testes de biossegurança com embriões de peixe. Utiliza visão computacional e inteligência artificial para análise de parâmetros morfológicos e comportamentais.