UFRN terá mestrado voltado ao ensino de Computação na Educação Básica
Pós-graduação é uma iniciativa em rede, coordenada pela SBC e localmente vinculada ao IMD e CERES
09-07-2025 / ASCOM

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou no mês passado a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Computação para a Educação Básica (ProfComp), que vai ofertar um curso de mestrado profissional na área.
A ação faz parte de uma iniciativa nacional em rede, coordenada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), já contando com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O curso terá como público-alvo tanto egressos dos cursos de Licenciatura em Computação como de outras licenciaturas. “O importante é que estejam atuando no ensino básico, já que o objetivo principal do programa é a qualificação profissional de professores para o ensino de Computação na Educação Básica”, explica o professor da UFRN Jair Leite, integrante da comissão da SBC que ajudou a criar a ProfComp junto ao Ministério da Educação.
No Rio Grande do Norte, a UFRN liderou a criação do programa, que será vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD) e ao Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Além do IMD e CERES, o curso também contará com professores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), além de outras instituições de ensino — a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Rede
O ProfComp funcionará no modelo de pós-graduação em rede, com diretrizes centralizadas por uma comissão gestora composta por representantes da SBC e das instituições participantes. As aulas serão ofertadas em formato semipresencial e o curso vai possuir uma matriz flexível de componentes curriculares, de forma a atender tanto a egressos de cursos de Licenciatura em Computação como de outras licenciaturas.
Jair Leite explica que, apesar de não ser comum que associações científicas coordenem programas de pós-graduação, esse formato vem sendo adotado em iniciativas com objetivos específicos, o que já ocorre no caso de entidades como a Sociedade Brasileira de Matemática e a Sociedade Brasileira de Química, dentre outras.
A criação do ProfComp foi precedida por estudos que a Sociedade Brasileira de Computação realiza, há mais de 10 anos, sobre o ensino da computação na rede básica de ensino. O docente conta que o primeiro passo da SBC foi contribuir para a inclusão de conteúdo de computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, a entidade atuou para ajudar a suprir a necessidade de capacitar os professores na área.
“O ideal seria que os cursos de Licenciatura em Computação formassem esses professores, mas não há condições de atender esse objetivo em curto prazo. O mestrado que está sendo criado agora permite que professores com formação inclusive em outras áreas possam ter condições de ensinar fundamentos, conceitos e principalmente aplicações da computação nas suas áreas de formação”, detalha Jair Leite.
Ainda não existe uma data fixada para o início do funcionamento do curso, já que a SBC está discutindo junto à CAPES detalhes relacionados ao orçamento para funcionamento do programa em nível nacional. No entanto, é provável que isso ocorra já em 2026.