IMD lança nova edição da Revista Metrópole com destaque para ações em IA
Periódico anual do IMD foi apresentado ao público do evento Smart Metropolis FIWARE iHub Summit
21-07-2025 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lançou, nesta segunda-feira, a mais nova edição da Revista Metrópole – periódico anual que divulga suas ações e iniciativas institucionais nas áreas de educação, inovação e empreendedorismo. Neste ano, o material destaca o papel do IMD na formulação e criação de diversas formações na área de Inteligência Artificial no âmbito da UFRN.
O lançamento da publicação ocorreu durante a abertura do evento Smart Metropolis FIWARE iHub Summit, que ocorre hoje e amanhã no IMD e visa promover o debate sobre cidades inteligentes e gestão pública inovadora. Uma breve apresentação da revista e das principais reportagens desta edição foi feita para um público composto de estudantes, pesquisadores e autoridades acadêmicas, além de representantes de diversos municípios do estado e de instituições públicas e privadas com atuação na área de Cidades Inteligentes.
A revista Metrópole pode ser acessada em sua versão digital por meio do site do IMD, no seguinte link. Já sua versão impressa está disponível na recepção do Instituto, além de ser enviada para um público de autoridades acadêmicas e parceiros institucionais do Instituto Metrópole Digital.
Reportagens
A atual edição é o sexto número da Revista Metrópole, que é produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IMD. Ao todo, o periódico reúne nove reportagens, que abordam iniciativas diversas do Instituto, tendo como destaque de capa a matéria intitulada “IMD planeja formar 40 mil pessoas em Inteligência Artificial até 2028”. Nela é detalhada a criação de diversas formações na área, como é o caso do primeiro curso técnico público em IA do Brasil e da primeira graduação do Nordeste nesse campo, o Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA).
A revista também traça um panorama de diferentes ações em áreas como a realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), cujos financiamentos já somaram investimentos de R$ 162 milhões nos últimos oito anos. Outro tema abordado é a expansão do programa de incubação de empresas do Metrópole Parque, além da sua atuação para estabelecer conexões com sistemas de empreendedorismo e inovação em todas as regiões do país.