Reitores de universidades federais visitam Instituto Metrópole Digital
Comitiva da ANDIFES conhece as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IMD
25-07-2025 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), a visita de membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). A atividade fez parte da programação da comitiva de reitores e vice-reitores que visita diferentes estruturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), incluindo, no mesmo dia, o Núcleo de Educação da Infância (NEI/UFRN).
No IMD, os gestores foram recepcionados pelo vice-diretor da unidade, professor Adrião Duarte, além de outros colaboradores e gestores institucionais. Durante a visita, os participantes assistiram a uma apresentação institucional sobre o Instituto, suas ações estratégicas e a estrutura do seu Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
A explanação abordou as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas pelo IMD, com destaque para os programas de formação, como o Bacharelado em TI (BTI), projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), iniciativas voltadas à inovação tecnológica e a atuação junto a empreendedores.
Além disso, os visitantes puderam conhecer de perto as instalações do Metrópole Parque e algumas de suas empresas incubadas, como a WayABA e Hubbi, além do datacenter do Instituto, que abriga um supercomputador utilizado em diversas frentes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Para o professor Adrião Duarte, a visita foi uma oportunidade estratégica de ampliar conexões com outras universidades do país.
“A visita da ANDIFES ao IMD tem grande importância porque é uma oportunidade de gestores de diferentes instituições conhecerem nossas experiências e projetos, além de fomentar interações com instituições de ensino superior de todo o Brasil”, destacou o docente.
No encontro, estiveram presentes reitores e vice-reitores de 18 instituições de ensino superior, incluindo: UNIVASF, UNIR, UFCG, UFRJ, UFRRJ, UFAM, UFSB, UFRB, UFPI, UFVJM, UFABC, UFNT, UFR, UFCAT, UFLA, UFMT e a própria UFRN.
Atuação integrada
Segundo ele, o IMD mantém uma atuação integrada com o setor acadêmico e também com outros segmentos da sociedade, como o setor produtivo.
“Temos parcerias institucionais em diferentes frentes, como as Residências em TI, por exemplo, além de ações feitas junto a entidades como SEBRAE e FIERN. Mas as colaborações acadêmicas são fundamentais porque contribuem para pesquisa, inovação e formação de recursos humanos”, enfatiza Duarte.
A visita também marcou o encerramento do mandato do reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz, à frente da presidência da ANDIFES por um ano. A transição ocorreu durante a 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada em Natal, ocasião em que a diretoria apresentou um relatório com ações da gestão 2024/2025.
Entre os destaques, estão articulações sobre temas como autonomia universitária, financiamento das universidades e valorização dos servidores, além do lançamento da Rede Unifronteiras, voltada ao fortalecimento do ensino, pesquisa e inovação em regiões de fronteira.