Metrópole Parque é destaque na segunda edição do programa HA.IA

Iniciativa capacitou ambientes de inovação para apoiar startups deep tech em todo o país
01-08-2025 / ASCOM
Inovação

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foi destaque na segunda edição do programa HA.IA – Hub de Aceleração para Incubadoras e Aceleradoras em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria, que encerrou seu ciclo de atividades na última terça-feira (29). Representando o Rio Grande do Norte, o parque participou ao lado de incubadoras e aceleradoras de oito outros estados, consolidando sua atuação no apoio a startups de tecnologias profundas (deep techs).

Durante quatro meses, o HA.IA promoveu capacitações práticas e teóricas para fortalecer o ecossistema de inovação nacional, com ênfase em Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e biossensores aplicados à indústria. Ao longo do programa, o Metrópole Parque envolveu as empresas incubadas Z-Safe, Hais Tech e ISnano, além da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e a Agência de Inovação da UFRN (AGIR), que participaram de mentorias e diagnósticos conduzidos pelos profissionais capacitados.

Para Iara Guedes, diretora de Inovação da FUNPEC, a experiência trouxe ganhos significativos para startups e profissionais do ecossistema potiguar. “Durante os quatro meses de mentorias, acompanhamos de perto a evolução das startups Hais Tech, ISnano e Z-Safe. Também crescemos enquanto profissionais do ecossistema de inovação do RN, aprendendo metodologias que fortalecem nosso trabalho. Esse engajamento nos levou a ser reconhecidos entre os destaques da edição, junto a outras três incubadoras, pelo desempenho e entrega das atividades ao longo do programa.”

Ramon Malaquias, CEO da Hais Tech, destaca que o HA.IA proporcionou momentos valiosos de reflexão estratégica sobre o negócio.“O programa foi muito rico. Participamos de workshops e recebemos diagnósticos detalhados sobre o estado de maturidade da empresa, realizados pela equipe da FUNPEC em parceria com o VIRTUS. Esse documento nos deu uma visão clara sobre onde estamos, nossas oportunidades e os próximos passos. No dia a dia, estamos imersos na operação e nem sempre conseguimos ter essa visão ampla, então essa experiência foi fundamental para planejar o futuro da Hais Tech.”

O encerramento do programa contou com a apresentação dos resultados das 16 instituições participantes, que tiveram a oportunidade de mostrar os impactos gerados em seus ambientes de inovação. A iniciativa é promovida pela Anprotec, em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS (VIRTUS-CC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).