IMD debate programas de formação e desenvolvimento em TI com MCTI
IMD recebe nesta segunda-feira visita de diretor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
01-09-2025 / ASCOM
.png)
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 1, a visita do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Hugo Valadares. No encontro, gestores e professores da UFRN debateram e apresentaram programas de formação e desenvolvimento em TI, bem como discutiram estratégias de inovação, sobretudo em áreas como Inteligência Artificial (IA).
A visita aconteceu às 8h30 na sede do IMD e contou com uma apresentação institucional, conduzida pelo diretor geral do Instituto, professor Ivonildo Rêgo. Na ocasião, o docente expôs ao diretor do MCTI as diferentes frentes de atuação do IMD, desde seus projetos de formação para jovens, como o Talento Metrópole, até os cursos técnicos, o Bacharelado em TI e os programas de pós-graduação.
Em seguida, a reunião contou com duas apresentações, conduzidas pelos professores Samuel Xavier, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), e por Thaís Batista, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN).
O primeiro introduziu Hugo Valadares às potencialidades e perspectivas do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD), o qual administra o Supercomputador localizado no IMD. Já a professora Thaís Batista discutiu a possibilidade da criação de um novo programa destinado à formação e desenvolvimento na área de Cibersegurança.
Durante a reunião, os participantes também puderam discutir como o IMD pode auxiliar em uma série de iniciativas do MCTI, especialmente em áreas de grande impacto como IA e Computação de Alto Desempenho (HPC).
“O IMD contribui diretamente com os objetivos do Ministério em várias iniciativas, como formação de recursos humanos, letramento digital e infraestrutura computacional. Fico muito feliz em ver como a ciência tem sido bem encaminhada aqui no Rio Grande do Norte e acredito que este é um dos lugares que vamos usar como exemplo para mostrar as potencialidades do Nordeste e do Brasil”, comentou Valadares.
O encontro ainda contou com a visita do diretor ao datacenter do IMD, no qual também foi apresentada a estrutura do Supercomputador. Além disso, Valadares também conheceu a estrutura do Metrópole Parque, onde visitou a HaisTech, empresa vinculada ao seu ecossistema.