Inova Metrópole recepciona novas empresas e gradua SIG Software

15-12-2014 / ASCOM

A Inova Metrópole, incubadora de empresas vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou no dia 12 de dezembro a primeira graduação de empresas da história da UFRN, além de recepcionar as novas empresas incubadas e pré-incubadas. A SIG Software foi a primeira empresa a receber o selo de graduação da incubadora.

Raphaela Galhardo recebe diploma de graduação da Inova Metrópole

O professor Ivonildo Rêgo, diretor do IMD, iniciou o evento fazendo um histórico da inovação e do empreendedorismo na UFRN. Ele ressaltou que o instituto é uma “unidade vocacionada para a inovação”. Dentro de sua fala, ele enquadrou o surgimento da SIG Software.

Em 2003, a partir da necessidade de um sistema de gestão eficiente, tendo em vista que o sistema utilizado à época na universidade era ineficaz, pois boa parte dos processos era feita no papel e só uma pequena parte era informatizada, o professor Ivonildo, que estava iniciando seu segundo mandato como reitor da UFRN, localizou alunos talentosos que estivessem se formando em Engenharia da Computação para desenvolver um sistema próprio de gestão, a família de sistemas SIG. Na equipe estavam Gleydson Lima e Raphaela Galhardo, que posteriormente fundaram a SIG Software. Raphaela levou a empresa para frente, enquanto Gleydson gerenciava a SIG na UFRN.

O professor Ivonildo revelou a ideia de, na Inova Metrópole, a partir de 2015 o edital para receber novas empresas fique aberto durante todo o ano, e não só por breves períodos como é atualmente. “Não se pode perder uma ideia”, contou.

Em seguida, o professor Anderson Cruz, gerente da Inova Metrópole, apresentou a equipe de servidores da incubadora. Ele também apresentou a estrutura, os objetivos e a área de atuação da incubadora, além dos passos da pré-incubação e da incubação. Raquel Maciel, engenheira de produção da equipe, falou sobre os serviços de assessoria prestados pela Inova Metrópole.

Finalizando a primeira parte do evento, foram apresentadas as sete novas empresas pré-incubadas e as duas novas empresas incubadas, a eDonators e a Webone System.

Iniciando a segunda parte, Raphaela Galhardo, diretora da SIG Software, recebeu o diploma de graduação da SIG Software. Foi apresentado um vídeo sobre a empresa e, em seguida, Gleydson Lima proferiu uma palestra sobre a história da SIG Software.

Nessa palestra ele falou da sua trajetória profissional anterior à SIG Software, ressaltando o conceito que ele chamou de “tríplice hélice da formação”, que inclui a formação acadêmica de base, a capacitação tecnológica e o mercado e marketing. Recitando o empresário Bill Gates, ele disse que “os seus melhores clientes são os mais exigentes”. Segundo Gleydson, “a crítica e o erro são o que te fazem melhorar de forma mais contundente”.