ProEidi é premiado em evento nacional da Anatel e Unesco
Projeto realizado no IMD foi reconhecido por sua contribuição à inclusão digital da população idosa
07-10-2025 / ASCOM

O Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEidi), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi reconhecido nacionalmente por sua contribuição à inserção tecnológica da população idosa. O programa “Práticas que Conectam”, iniciativa da Anatel em parceria com a Unesco, concedeu o prêmio de destaque ao ProEidi em sua edição regional, realizada em Fortaleza (CE) no último dia 30 de setembro.
Com o objetivo de mapear, fortalecer e interligar as principais ações do país voltadas ao incentivo de uma maior presença on-line do público com 60 anos ou mais, o Práticas que Conectam teve edições em todas as regiões do país, contando com oficinas, momentos de troca de experiências e apresentações de boas práticas na área.
O ProEidi foi eleito o projeto de maior destaque por meio de uma votação entre os participantes, que reconheceram o impacto e a relevância da iniciativa na promoção do acesso de pessoas idosas às tecnologias digitais — por meio do uso de metodologias acessíveis, acolhedoras e centradas no ser humano.
“Receber este reconhecimento, vindo de outros especialistas e projetos que são referência na área, reforça a relevância do nosso trabalho e a paixão de toda a equipe em transformar vidas através da tecnologia. Ficamos imensamente orgulhosos em ver nossa missão ressoar e inspirar em um palco de importância nacional”, afirmou a professora Isabel Nunes, coordenadora do ProEidi. Ela representou o programa do IMD acompanhada de uma das bolsistas do ProEidi, a estudante Rayana Mayra Mendes Cardoso.
As oficinas e debates do projeto “Práticas que Conectam” envolvem mais de 100 instituições que atuam diretamente com o público idoso, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado coletivo sobre os desafios e oportunidades da inclusão digital para essa parte da população do país.