Metrópole Parque participa do lançamento da Plataforma Mapa Conecta em Brasília
Iniciativa conecta startups, investidores e centros de pesquisa para impulsionar o agro
10-10-2025 / ASCOM

Nesta quinta-feira (9), foi lançada, em Brasília, a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária (Mapa Conecta), uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, acompanhou o lançamento, realizado durante o Festival Curicaca.
Construída em um ambiente virtual, a plataforma tem o objetivo de facilitar e promover a conexão entre os atores do ecossistema de inovação, como startups, investidores e ambientes de inovação, com foco na geração de tecnologias voltadas às cadeias produtivas agropecuárias. A ferramenta também busca ser referência mundial em inovação aberta, fomentando o desenvolvimento de soluções que agreguem valor, promovam parcerias e fortaleçam o setor agro.
De acordo com Rodrigo Romão, o convite para participação do Metrópole Parque partiu do próprio Ministério, que vem reunindo diferentes atores do ecossistema nacional de inovação. “O Mapa Conecta abre para nós uma importante janela de prospecção. E essa aproximação é estratégica, pois o agronegócio tem escala nacional e grande potencial de impacto. Mesmo que o nosso ambiente local ainda não tenha grande expressão nesse segmento, podemos nos posicionar como um ecossistema capaz de desenvolver soluções para o agro, independentemente da localização física das empresas envolvidas”, destacou o diretor.
O coordenador-geral de Inovação Agropecuária da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Cesar Teles, explicou que um dos motivos para a criação da plataforma está nas diferenças regionais do país. Segundo ele, a proposta é conectar estados e iniciativas diversas, descentralizando o potencial inovador brasileiro.
“De acordo com o Radar Agtech, mais de 40% das startups do agro estão concentradas em São Paulo. Isso é ótimo para o estado, mas representa uma perda de potencial para o resto do país. Uma solução desenvolvida por uma dessas empresas poderia estar sendo aplicada no Ceará ou em Santa Catarina. Então, por que não?”, questionou.
A Plataforma Mapa Conecta foi concebida para funcionar tanto como um ponto de partida quanto como uma vitrine da inovação agropecuária brasileira. Entre suas funcionalidades estão uma interface multilíngue, navegação por perfis personalizados e o uso de inteligência artificial para promover interações entre os atores da inovação e gerar subsídios para políticas públicas voltadas à inovação aberta. Todas essas frentes visam tornar a plataforma um espaço dinâmico de articulação e geração de soluções para o agronegócio.
O lançamento da plataforma integrou a programação do evento Mapa Conecta Brasil 2025, promovido pelo Mapa em parceria com o Serpro e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), dentro do Festival Curicaca. A iniciativa reuniu representantes de ecossistemas estaduais de inovação, órgãos públicos, investidores, pesquisadores, startups e empresas para debater desafios e oportunidades da inovação agropecuária brasileira.
Visita técnica
Ainda em Brasília, Rodrigo Romão visitou o Hub CNA Digital, mantido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), onde foi recebido por Danielle Leonel, Gerente de Inovação Aberta. "Foi ótimo conversar e manter esse contato sobre os desafios e oportunidades do agro brasileiro, especialmente na digitalização e na incorporação de novas tecnologias”, apontou Rodrigo.