IMD inaugura laboratório para impulsionar inovação em práticas pedagógicas

Esteamulab promoverá ações que integram ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática
17-10-2025 / ASCOM
Comunidade Curso Extensão Inovação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai inaugurar no próximo dia 22 de outubro, às 15h, o Esteamulab, um ambiente equipado para o desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas na abordagem STEAM, acrônimo em inglês para “Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”.

Idealizado em parceria com a empresa Ativa Tech, o espaço será voltado para estudantes do IMD e para professores da educação básica, com o objetivo de promover projetos que estimulem a criatividade, a resolução de problemas e a inovação em contextos educacionais.

A metodologia STEAM tem uma abordagem interdisciplinar que busca integrar ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática através de projetos voltados a criar soluções para problemas reais.

Equipado com tecnologias como impressoras 3D e cortadoras a laser, o laboratório deve proporcionar um aprendizado técnico permeado de reflexões sobre aplicações pedagógicas.

Além disso, terá caráter formativo: ao menos uma vez por mês, serão oferecidas oficinas e cursos para professores e estudantes de licenciatura interessados em aprender a utilizar os equipamentos e aplicar a abordagem STEAM em sala de aula. Exemplos dessas formações são Design Thinking, Aprendizagem Criativa, uso pedagógico de impressoras 3D, entre outras, com início previsto ainda para este ano.

“Queremos que o Esteamulab seja um espaço vivo, sempre em uso, estimulando práticas investigativas e criativas”, ressalta o professor Dennys Leite, coordenador do projeto. Ele explica que o acesso ao espaço, localizado na sede do IMD, será feito mediante agendamento, tanto para professores e estudantes do Instituto como para membros da comunidade externa.

O docente do IMD detalha que a expectativa é que o Steamulab beneficie alunos de todos os níveis do Instituto, dos cursos técnicos, graduações e pós-graduações, além de ser usado para dar suporte a projetos de pesquisa e extensão.

O evento de inauguração contará com representantes do Instituto, da empresa Ativa Tech e de secretarias municipais e estadual de educação, já que o projeto dialoga com iniciativas da rede pública de ensino, como a instalação de 16 ambientes semelhantes em diretorias regionais de ensino do Rio Grande do Norte.