IMD inaugura o Esteamulab, novo espaço voltado à abordagem STEAM

Laboratório promove práticas pedagógicas inovadoras e formações para professores

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) inaugurou, na tarde da última quarta-feira (22), o Esteamulab, um espaço dedicado à promoção de práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de ações baseadas na abordagem STEAM — metodologia que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em processos de aprendizagem ativa e colaborativa.

Professores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento estiveram presentes na cerimônia para conhecer o novo ambiente e prestigiar o lançamento. A inauguração aconteceu na sede do IMD – no auditório do Instituto e na própria sala do Esteamulab, localizada no primeiro andar da Unidade.

O novo espaço foi idealizado para ser um ambiente aberto e colaborativo, voltado à experimentação, à troca de experiências e ao desenvolvimento de soluções criativas para desafios educacionais. Segundo o professor Dennys Leite, coordenador do projeto, o Esteamulab “deve ser um espaço vivo, sempre em uso, estimulando práticas investigativas e criativas”.

De acordo com ele, a expectativa é que o laboratório funcione como um catalisador de iniciativas baseadas na abordagem STEAM, contribuindo para disseminar essa metodologia em todo o estado do Rio Grande do Norte.

A cerimônia contou também com a presença do diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, e de representantes da Ativa Tech, empresa parceira do Instituto envolvida na criação do Esteamulab.

Em sua fala, Ivonildo destacou que o novo espaço representa uma necessidade institucional e reforça o compromisso do IMD em fomentar a inovação no ensino. “O laboratório nasce para ser um espaço de aprendizado contínuo, que incentive a criatividade e o protagonismo de nossos alunos e professores”, afirmou.

Representando a Ativa Tech, André Vasconcelos, CEO da empresa, ressaltou a importância da parceria para impulsionar a cultura maker no Rio Grande do Norte e estreitar a relação entre o setor educacional e o tecnológico. Segundo ele, a iniciativa também abre caminho para a criação de uma filial da empresa no estado.

“Nossa expectativa é que, com o impulsionamento e a parceria com o IMD por meio do Esteamulab, possamos ganhar ainda mais velocidade na disseminação de metodologias ativas e inovadoras na educação”, destacou o CEO.

Oficinas

Após a inauguração, o Esteamulab dará início a uma série de oficinas formativas voltadas para professores, estudantes e interessados na abordagem STEAM.

A expectativa para os próximos meses é que o espaço promova dez atividades de capacitação ao todo, e, para novembro e dezembro, estão previstas duas oficinas: Base Nacional Comum Curricular, Computação e STEAM; e Pensamento Crítico em Tempos de IA Generativa.

Além dessas, estão previstas formações em áreas como Design Thinking para educadores, Aprendizagem Criativa, uso pedagógico de impressoras 3D, entre outras.

“A ideia dessas oficinas é formar pessoas, professores e estudantes de licenciatura principalmente, para que eles possam conhecer essas ferramentas, o espaço, e desenvolver um olhar crítico e pedagógico atrelado à perspectiva STEAM”, conta Dennys Leite.

Mais detalhes sobre o ingresso nessas capacitações serão divulgadas em breve pelo IMD.