Aluno do BTI concorre ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN

Estudo propõe autenticação descentralizada para IoT com uso de blockchain e contratos inteligentes
31-10-2025 / ASCOM
Pesquisa

O estudante Saulo Carlos Pereira da Rocha, do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), teve seu trabalho pré-selecionado para concorrer ao 9º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, na categoria Trabalho Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica.

O projeto desenvolvido pelo aluno do BTI, intitulado “Autenticação Descentralizada de Dispositivos IoT com Smart Contracts em Blockchain”, foi orientado pelo professor Roger Kreutz Immich e se destaca por propor uma solução inovadora para um dos principais desafios da era digital: garantir a segurança e a autenticidade de dispositivos conectados no âmbito de Internet das Coisas (IoT).

“Essa abordagem combina transparência, resistência a adulterações e automação de processos, contribuindo para a construção de ecossistemas digitais mais seguros e auditáveis, com potencial de aplicação em áreas estratégicas como saúde, transporte e cidades inteligentes”, explica o professor Roger Immich.

Atualmente cursando o 4º semestre do BTI, Saulo desenvolve sua pesquisa dentro do projeto “Provisionamento Descentralizado e Seguro de Dispositivos IoT com Blockchain e Smart Contracts”, coordenado por Roger Immich e vinculado ao IMD.

O trabalho de Saulo é o único da área de Tecnologia da Informação pré-selecionado para o Prêmio Destaque nesta edição. Os projetos selecionados seguem agora para avaliação final pela Comissão Julgadora, e os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do 36º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT), que acontece no dia 7 de novembro, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria da UFRN.