IMD abre inscrições para formação em Indústria 4.0 Aplicada ao Setor Têxtil
Com apoio da FIERN, curso é para estudantes de computação e alunos ensino médio interessados em TI
13-11-2025 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai ofertar o Curso de Indústria 4.0 Aplicada ao Setor Têxtil, com início das aulas previsto para o dia 25 de novembro e voltado a estudantes do ensino técnico e de graduação na área de computação, além de alunos do ensino médio interessados em tecnologia da informação.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 24 de novembro, por meio do Gov.br/SIGAA. Estão sendo ofertadas 60 vagas e o curso vai ser ministrado presencialmente, no Instituto Metrópole Digital. A sua realização é feita através de uma parceria entre o IMD e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio de sua Comissão Temática de Inovação (Coincitec).
O curso tem como propósito capacitar os participantes, com aulas expositivas e práticas, a conceber e desenvolver soluções inovadoras alinhadas aos princípios da Indústria 4.0, com foco nas dinâmicas e oportunidades do setor têxtil e de confecções.
Com carga horária de 8 horas, a formação oferece uma abordagem prática composta por três minicursos expositivos que abordam temas como Gestão da Inovação, Design Thinking, Lean Startup, Ferramentas de Modelagem e Confecções 4.0: Desafios e Oportunidades. Durante a capacitação, os participantes ainda terão contato com ferramentas e metodologias contemporâneas voltadas ao gerenciamento de processos inovadores.
Ao final da formação, a FIERN terá ciência dos estudantes participantes, o que poderá gerar futuras oportunidades de trabalho.
O curso se constitui como uma das fases de uma iniciativa mais ampla, o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0), financiado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), além de coordenado pela Universidade de Pernambuco (UPE).