IMD contribui para UFRN receber Selo ODS Educacional da ONU
ProEIDI é considerado para Universidade ser contemplada com Selo da Agenda 2030
15-01-2026 / ASCOM
O Projeto de Extensão Inclusão Digital para Pessoas Idosas (ProEIDI), do Instituto Metrópole Digital (IMD), está no rol de ações que contribuíram para a UFRN ser contemplada com o Selo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Educacional. A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 das Nações Unidas e é voltada à promoção do desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, social e econômica.
O Selo ODS Educacional é um reconhecimento nacional destinado às instituições de ensino superior (IES) que valida e inspira práticas educacionais sustentáveis e de impacto social no âmbito acadêmico. Na edição atual, 129 instituições de ensino foram certificadas.
A conquista reafirma a inserção ativa da UFRN na Agenda 2030 da ONU, além de representar um importante reconhecimento externo e o fortalecimento do compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A cerimônia nacional de certificação das instituições contempladas na edição de 2025 está prevista para acontecer na segunda quinzena de março, em Recife (PE), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
ProEIDI
Criado no ano de 2016, o ProEIDI tem como objetivo promover o acesso às tecnologias digitais para pessoas com mais de 60 anos de idade. A iniciativa oferece cursos voltados ao uso de computadores, smartphones e outras ferramentas digitais, contribuindo para a autonomia, a inclusão social e o exercício da cidadania.
Atualmente, a formação também oferece aulas e atividades nas áreas de Pensamento Computacional e Inteligência Artificial, com um total de dez turmas. Neste ano, o projeto volta com novas turmas no período de março.