Empresa pré-incubada na Inova Metrópole é selecionada para Start-Up Brasil

22-12-2014 / ASCOM

A Ex-Machina, empresa pré-incubada na Inova Metrópole – incubadora de empresas vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi selecionada para a turma 04 do Start-Up Brasil. De 637 projetos inscritos, foram aprovados 55, sendo 46 nacionais e nove internacionais.

Eduardo Sande, coordenador da EX-Machina

De acordo com Eduardo Sande, professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) e fundador da Ex-Machina, a seleção acontece por rodadas semestrais. Na primeira rodada são habilitadas aceleradoras e na segunda as start-ups. Em seguida, as aceleradoras entram em contato com as start-ups selecionadas, que são financiadas com R$ 200 mil em bolsas de pesquisa e desenvolvimento para os seus profissionais mais uma aposta financeira da aceleradora.

A Ex-Machina trabalha com controladores de processos baseados em um novo aporte para Inteligência Artificial. O controle ativa os sensores que capturam padrões. Esses controladores podem ser aplicados em diversas áreas, como indústrias e hospitais.

O projeto da pré-incubada surgiu em 2008, na Bahia. A Ex-Machina iniciou o processo de incubação na Inova Metrópole em fevereiro e conta com uma equipe de cerca de 10 pessoas, entre pesquisadores voluntários e dois bolsistas de Iniciação Científica.

Sobre o Start-Up Brasil

O Start-Up Brasil, ou Programa Nacional de Aceleração de Start-ups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, tendo o Softex como gestor operacional. O Start-Up Brasil integra o TI Maior, Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que é uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).