Instituto Metrópole Digital da UFRN oferece sete vagas para professor

06-01-2015 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas até o dia 16 de janeiro para o concurso público de provas e títulos para os cargos de professor do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico. Estão sendo ofertadas um total de sete vagas, sendo uma vaga para cada disciplina. Para a Carreira do Magistério Superior estão disponibilizadas vagas para professor das disciplinas Bioinformática; Design da Interação e Interfaces; Engenharia de Software; Programação de Jogos Digitais; Segurança de Redes de Computadores; e Sistema Embarcados. Nesses casos exige-se o título de Doutor. Para a Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, há vagas para as disciplinas Eletrônica e Matemática Aplicada à Tecnologia da Informação. Nesse caso, o candidato pode ter título de Doutor, Mestre ou Graduado. O editais dos referidos concursos estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (PROGESP), nos seguintes links: http://progesp.ufrn.br/concurso.php?id=141419243 e http://progesp.ufrn.br/concurso.php?id=141440097. IMD/UFRN se estrutura para Parque Tecnológico A UFRN participa de várias ações que ocorrem para a estruturação de um polo de TI no Rio Grande do Norte, com a participação de docentes de seu quadro, inseridos no ecossistema de TI, como pesquisadores e colaboradores em projetos em Institutos de Inovação com sede em Natal, como por exemplo: o Instituto Metrópole Digital (IMD);Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN); o Instituto do Cérebro (ICE); o Instituto Internacional de Física (IIF); e o Instituto Nacional de Estudos em Cidades Inteligentes (INCT-INECI). O Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no Campus de Natal da UFRN, possui quase 10.000 m2 de área construída nos seus dois prédios (CIVT e NPITI), contando com cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação, além de uma incubadora de empreendimentos, a Inova Metrópole, que tem capacidade para 50 empresas incubadas. O IMD inovou em 2013 com a criação de um curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, seguindo o modelo europeu de 2 ciclos, no qual 300 alunos ingressam por ano para cursar o módulo básico do curso e somente após o 3º semestre escolhem qual das 7 possíveis ênfases deseja se especializar. As ênfases existentes atualmente são Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas Embarcados, Informática Educacional, Sistemas de Informação de Gestão, Redes de Computadores e Bioinformática. Após 3 anos de curso e um diploma de bacharel, os alunos que seguem as ênfases de Ciência da Computação e de Engenharia de Software também podem dar continuidade à sua formação com mais 12 a 18 meses para obter um diploma de 2º Ciclo, equivalente aos cursos tradicionais da área.