Professores do IMD discutem interdisciplinaridade no BTI

03-02-2015 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) promoveu, nos dias 29 e 30 de janeiro, o I Seminário de Integração do Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação, com o tema “Interdisciplinaridade no BTI: que caminho seguir?”. Os professores do IMD fizeram uma avaliação das atividades desenvolvidas em 2014 no BTI e trabalharam em um planejamento para práticas voltadas ao curso que podem ser adotadas em 2015.

Professores do IMD discutem interdisciplinaridade no BTI

Mais do que a avaliação e o planejamento do BTI, o seminário teve como objetivo também compreender o que significa um trabalho interdisciplinar e refletir sobre como essa interdisciplinaridade pode ser aplicada no contexto do BTI. Outro objetivo foi o desenvolvimento de estratégias de cunho interdisciplinar entre componentes curriculares do BTI. Essa prática já foi adotada no âmbito de Jogos Digitais com uma turma do Departamento de Artes (DEART) no ano passado.

O seminário foi aberto com uma mesa-redonda com a temática “Interdisciplinaridade e as primeiras experiências no BTI”, mediada pela pedagoga do IMD Akynara Aglaé, com a participação dos professores Dennys Leite, Charles Madeira, Lucélio Dantas, do IMD, e Daniel Gouveia Costa, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O professor Dennys Leite falou sobre o conceito de interdisciplinaridade enquanto os outros dois professores do IMD apresentaram um relato das experiências dos componentes curriculares do primeiro semestre do BTI entre as áreas de TI e Matemática e TI e Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O professor Daniel Gouveia Costa apresentou um relato de experiência vivenciado na UEFS intitulado “Aplicação de PBL no ensino de Redes de Computadores”. PBL é uma metodologia que significa Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas.

Foram constituídos quatro grupos de trabalho com os docentes do IMD para a discussão da interdisciplinaridade no BTI, divididos por área de atuação: Programação; Línguas e TI e Sociedade; Matemática; e Circuitos Lógicos, SO, Redes de Computadores e Introdução à Arquitetura de Computadores. No final da manhã do dia 30 cada grupo compartilhou as ideias discutidas com os demais participantes do seminário.