Professor da UFPE faz palestra no IMD sobre suíte SCADE na Embraer

25-02-2015 / ASCOM
“SCADE: Derivando código na Embraer” é o tema da palestra que será proferida pelo Professor Dr. Alexandre Cabral Mota, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) às 14 horas do dia 27 de fevereiro no auditório B-206 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital (CIVT/IMD/UFRN). Desde 2006 a Embraer interage com o grupo de Métodos Formais do CIn/UFPE para entender e empregar Métodos Formais em seus processos formais de desenvolvimento. A empresa tem interesse em várias frentes, da análise formal das funcionalidades de seus sistemas até a análise de segurança e geração automática de código. No que diz respeito à geração automática de código a partir de modelos funcionais de sistemas, a Embraer investiu na suíte SCADE, cuja grande vantagem é que o código gerado por esta ferramenta já vem com um “carimbo de confiabilidade” (certificado) e isso permite a Embraer economizar em campanha de testes. O objetivo da palestra é relatar esta experiência obtida em alguns anos de trabalho entre o CIn/UFPE e parte do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Embraer. Não é preciso se inscrever para participar do evento.