Empresa incubada na Inova Metrópole desenvolve sistemas com radiotelemetria

02-03-2015 / ASCOM

O que animais silvestres, clientes de bares, lanchonetes e restaurantes, pessoas idosas que moram sozinhas e pessoas com necessidades especiais (que também podem ser clientes de bares, lanchonetes e restaurantes) têm em comum? Todos são públicos-alvo dos produtos da Nortronic, empresa incubada na Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

_MG_0484

A empresa, que entrou na Inova Metrópole no primeiro edital da incubadora, em fevereiro de 2014, e tem três funcionários e um bolsista (aluno de Engenharia Elétrica na UFRN) trabalha com radiotelemetria. Essa metodologia surgiu para auxiliar no estudo de animais silvestres e trabalha com a detecção de sinais transmitidos via ondas de rádio.

O engenheiro Jean Paul Dubut (na foto, à direita), diretor executivo da Nortronic, contou que o desenvolvimento da empresa “praticamente começou com a Inova”.

_MG_0467

O primeiro sistema desenvolvido por eles foi o sistema de biotelemetria animal. O pesquisador monta, na floresta, um sistema de armadilha com um pequeno transmissor ligado a uma antena que pode emitir sinal VHF ou por satélite. Essa armadilha apenas prenderá o animal por um curto período de tempo, suficiente para que o pesquisador chegue ao local e coloque uma coleira no animal. Como é um sistema automatizado, ele fica monitorando várias armadilhas a distância e, quando um animal é capturado, o transmissor emite um sinal ao pesquisador para aquela armadilha específica. A coleira permite, então, que o pesquisador monitore a rotina daquele animal a distância.

A equipe da Nortronic também dispõe de outros equipamentos de biotelemetria animal, para o estudo de peixes-boi e pequenos peixes, além de estarem desenvolvendo um projeto para tartarugas marinhas. Segundo José Eduardo Mantovani (na foto, à esquerda), diretor de operações da Nortronic, cerca de 100 monitoramentos são feitos no Brasil, mas a maioria é operada com equipamento importado. A Nortronic é a única empresa no Brasil a trabalhar nesse ramo.

RestoBar facilita trabalho de garçons em bares e restaurantes

Baseado nos princípios da radiotelemetria, a Nortronic desenvolveu também o RestoBar, um sistema de automação comercial para bares, lanchonetes e restaurantes. Esse sistema é composto por botões de chamadas nas mesas, painéis de atendimento, beepers de atendimento para garçons e um controle de liberação de produtos pela cozinha. De acordo com Dubut, o sistema tem a função de agilizar o trabalho dos garçons. Os botões de chamadas nas mesas, por exemplo, eliminam a necessidade de o cliente chamar o garçom em voz alta. O simples apertar do botão emitirá um sinal para o beeper do garçom chamando-o àquela mesa. O mesmo acontece quando o pedido do cliente está pronto na cozinha, fazendo com que o tempo de espera do cliente diminua.

Sênior Alerta oferece uma solução avançada para pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais O sistema de radiotelemetria também é aplicado pela Nortronic no sistema de home care, com o Sênior Alerta. Esse sistema foi desenvolvido para o auxílio de pessoas idosas que moram sozinhas e pessoas com necessidades especiais. O sistema é simples: a pessoa carrega um pequeno transmissor em formato de medalhão que está ligado a uma base discadora ligada à linha telefônica da casa. Essa base discadora pode registrar até seis números de telefone e uma gravação de até 30 segundos para identificar o cliente. Em um caso de emergência, como no caso da pessoa idosa cair no chão, por exemplo, ela aperta o botão do medalhão transmissor. Ele emite ondas de rádio à base discadora que ligará para os números de telefone previamente registrados. Esses números de telefones podem ser de parentes, amigos ou até mesmo de um serviço de tele-atendimento home care. O sistema não altera o funcionamento da linha telefônica.