Inova Metrópole: Ciência Ilustrada recebe prêmio em Congresso de prevenção da Cegueira

12-08-2014 / ASCOM

O médico oftalmologista Francisco Irochima, diretor da empresa Ciência Ilustrada, incubada na Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebe o Prêmio Região Nordeste do XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, pelo trabalho científico "Desenvolvimento de um novo topógrafo de córnea ultraportátil para smartphones e tablets".

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 5 de setembro, às 18h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, durante o Simpósio de Ensino: Formando o Oftalmologista do Futuro.

Francisco Irochima coordena as pesquisas que criou o "Topograph Smartphone System", um dispositivo que ao ser acoplado ao smartphone transforma o conjunto em um Topógrafo de Córnea capaz de diagnosticar várias doenças de córnea, dentre elas uma hereditária chamada cerotocone, que acomete uma a cada 400 pessoas no mundo e que pode levar à cegueira.

Segundo Irochima, a ideia de desenvolver um aparelho com baixo custo e acessível à população surgiu da dificuldade que os especialistas da área sentem para diagnosticar a doença de forma precoce, devido ao alto custo dos topógrafos convencionais disponíveis no mercado. Com esse novo aparelho desenvolvido pela equipe da Ciência Ilustrada, disse ainda Irochima, que ao final de 10 meses o diagnóstico ficará mais acessível e poderá ser feito em qualquer lugar do mundo.

Outras Notícias