IMD sediará X Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA 2017)

A edição deste ano tem como tema principal "A Internet conectando tudo e todos"
28-09-2017 / ASCOM
Evento TI

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) sediará, de 23 a 25 de outubro, a décima edição da Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA 2017), um evento regional, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O evento tem o objetivo principal de promover a interação e a aproximação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam na área de Computação e em áreas afins no Estado do Rio Grande do Norte e em estados vizinhos. A edição deste ano tem como tema principal "A Internet conectando tudo e todos", promovendo o debate sobre o impacto do paradigma de Internet das Coisas (IoT) em torno das pessoas e das aplicações resultantes da presença generalizada de dispositivos físicos capazes de interagir uns com os outros através da Internet.

A programação da EPOCA 2017 incluirá palestras ministradas por pesquisadores de excelência, além de tutoriais e sessões técnicas com apresentações de artigos científicos relativos às mais diversas áreas da Computação. Já estão confirmadas as seguintes palestras e respectivos palestrantes:

Palestra 1: Combinando a Inteligência Computacional e a Internet das Coisas: abordagens e aplicações

Prof. Dr. Jó Ueyama (ICMC-USP, São Carlos-SP)

Palestra 2: Desenvolvimento de Aplicações de Internet das Coisas: requisitos e plataformas

Prof.ª Dra. Thais Batista (DIMAp-UFRN, Natal-RN)

Além dessas palestras, também está inclusa na programação da EPOCA 2017 a condução de dois tutoriais de caráter mais técnico, voltados para o desenvolvimento de aplicações para IoT e plataformas de suporte:

Tutorial 1: Desenvolvendo Aplicações de Internet das Coisas com a Plataforma FIWARE

Jorge Pereira, Arthur Souza, Cláudio Trindade (UFRN, Natal-RN)

Tutorial 2: KNoT: integrando plataformas e aplicações de Internet das Coisas

Paulo Serra Filho, Rodrigo Nascimento (CESAR, Recife-PE)

Sob a coordenação geral dos professores Everton Cavalcante e Frederico Lopes, o evento tem suas inscrições abertas através do Sistema de Inscrições e Coordenação de Eventos (ECOS) da SBC.