Cursos do IMD chegam ao interior para promover inclusão Digital

IMD, em parceria com a Pró- reitoria de Extensão da UFRN, levou ao município de Martins
23-11-2017 / ASCOM
Evento Obama Voluntariado ProEIDI

No início do mês de novembro o Instituto Metrópole Digital, em parceria com a Pró- reitoria de Extensão da UFRN, levou ao município de Martins (interior do Rio Grande do Norte) o projeto de Inclusão Digital para Idosos. Lá, foram ministrados cursos e oficinas pela equipe do IMD, que também promoveu ações de cultura, arte e incentivo à leitura na cidade, além de ter apresentado à comunidade a plataforma OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática).

Com a missão de transformar o Rio Grande do Norte em um polo de Tecnologia da Informação, o Instituto Metrópole Digital tem estendido suas ações, levando propostas de inclusão digital para diversos lugares do estado. Essas ações pretendem alcançar todas as idades, como é o caso do Curso de Inclusão Digital para Idosos, iniciado em Natal há dois anos. Agora chega a Martins, obtendo um retorno positivo.

Segundo a coordenadora do evento em Martins, Andreza Santos, pedagoga do IMD, “cerca de 15 pessoas participaram, o que foi algo bom, para uma primeira experiência nossa fora do IMD. O público do interior é um pouquinho diferente, tem menos oportunidade, e é isso que queríamos suprir. Levar oportunidade para os idosos”, concluiu. Além de Andreza, a equipe é formada por Luan Rocha, Carla dos Santos, Cecilia Guimarães, Henrique Granja e Daniel Ferreira, alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD.

Segundo Andreza, todos foram surpreendidos com a rapidez na aprendizagem dos idosos  do interior. “Superou nossas expectativas, a gente pode perceber uma ousadia diferente nos idosos do interior. Os alunos do BTI que estão dando aula aqui perceberam que eles são mais abertos a aprender e também a errar. Executam as tarefas sem medo. Testavam mesmo, sem medo de estragar o computador ou de ser julgado. Tivemos duas pessoas semialfabetizadas no grupo, que achamos que teriam muito mais dificuldades, mas fomos surpreendidos”, afirmou a coordenadora.

OBAMA

Em Martins também foi realizada uma oficina sobre a plataforma OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática), ministrada pelo coordenador adjunto do projeto, professor Nelson Ion de Oliveira, que apresentou o recurso educativo, premiado em diversos congressos de educação e TI, para professores do município e do estado e uma estudante de licenciatura. O OBAMA visa ajudar professores da Educação Básica a encontrar recursos educativos digitais para diversificar as estratégias de ensino de Matemática em sala de aula.

Além dos cursos e oficinas, a equipe do IMD presenteou a casa de cultura da cidade de Martins com mais de mil livros arrecadados em uma gincana do Curso de Inclusão Digital de Natal, como forma de agradecer à cidade e à coordenação pelo auxilio nas ações do IMD na cidade.

O principal objetivo da viagem é promover a interiorização dos projetos do IMD e fazer o Instituto conhecido no interior, levando em consideração que o município de Martins fica apenas a 30 minutos do polo do IMD em Pau dos Ferros. A próxima cidade a ser beneficiada com o projeto, já confirmada para dezembro, é Carnaúba dos Dantas (distante de Natal cerca de 200km).