Professor da UnB faz palestra no nPITI nesta sexta-feira

Professor da UnB faz palestra no auditório do nPITI.
30-11-2017 / ASCOM
nPITI

O professor Ricardo Pezzuol Jacobi, da Universidade de Brasília, faz palestra nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 17h30, no auditório do nPITI (Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação), Campus Universitário. Ele aborda o tema “Arquiteturas Dedicadas para Algoritmos de Reconstrução Morfológica”.

O palestrante concluiu seu doutorado em Ciências Aplicadas na Université Catholique de Louvain, em 1993. Foi professor do Instituto de Informática da UFRGS no período de 1989 a 1998 e atualmente é professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasilia. Além disso, é chair do Chapter IEEE CASS de Brasília. Suas áreas de atuação são Arquiteturas Reconfiguráveis, Modelagem de Sistemas em Silício, Arquiteturas de Sistemas Integrados.

Resumo da palestra

“A reconstrução morfológica é um algoritmo de processamento de imagens frequentemente utilizado para segmentação ou mesmo restauração de imagens. Consiste na propagação dos valores máximos dos pixels de uma imagem para seus vizinhos, limitados por uma máscara. São apresentados dois algoritmos para sua implementação, a Reconstrução Serial (RS) e a Reconstrução Híbrida (RH). A RS consiste na aplicação iterativa de um elemento estruturante no conjunto imagem-máscara, varrendo-a nos sentidos raster e anti-raster até que a imagem se estabilize. A RH consiste a aplicação da RS como uma fase de pré-processamento, seguida no processamento apenas dos pixels que propagam seus valores para vizinhos, com auxílio de uma estrutura tipo fila. Estratégias de particionamento de imagens serão discutidas, tanto para implementações em FPGAs quanto em arquiteturas many-core”.