WorkSETe apresenta resultados de 2017 e promove minicursos no IMD

Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software apresentou suas pesquisas
14-12-2017 / ASCOM
Evento TI SETE

O Instituto Metrópole Digital da UFRN recebeu na última segunda-feira (12) o WorkSETe, Workshop do Software Engineering Team (SETe), Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do Instituto, que apresentou as suas contribuições e resultados do para tornar o IMD uma referência de excelência na área de Engenharia de Software a nível nacional.

A programação do evento foi dividida em dois momentos. No turno matutino, os membros do grupo apresentaram uma retrospectiva da participação do Núcleo na construção do IMD e de suas ações, bem como os resultados de pesquisa e inovação obtidos em suas principais ações, mais especificamente as Residências em Tecnologia da Informação, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software e o Smart Metropolis, projeto de pesquisa e desenvolvimento em cidades inteligentes.

O responsável pela abertura do evento foi o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES), professor Augusto Sampaio, que proferiu algumas palavras logo após a fala de boas vindas do diretor do Instituto, professor ivonildo Rego.

Em seguida, os membros do SETe, professores Marcel Oliveira (DIMAp-UFRN), Thais Batista (DIMAp-UFRN), Gibeon Aquino Júnior (DIMAp-UFRN); Carlos Eduardo da Silva (IMD-UFRN);
Itamir Barroca Filho (IMD-UFRN) e Jair Leite (DIMAp-UFRN) apresentaram alguns dos resultados de suas áreas de atuação.

Por sua vez, o segundo momento, no turno vespertino, foi dedicado à realização de minicursos práticos relacionados a novas tecnologias utilizadas recentemente no desenvolvimento de software.

Três temas foram abordados: Desenvolvimento de Aplicações Móveis Híbridas com React Native, ministrado por Bruno Moreira e Ícaro França, do Projeto Smart Metropolis; RESTful Web Services com Spring Boot, ministrado pelo professor Itamir Barroca, do IMD; e Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unit, ministrado por Alyson Souza, também professor do IMD.