Professor pernambucano diz que Brasil é um dos piores países do mundo em termos de educação

Professor pernambucano profere aula inaugural do PPgITE
23-02-2018 / ASCOM
Pós-graduação PPGITE

A aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que aconteceu na última sexta-feira (23) foi dividida em dois momentos. O primeiro, às 14h, foi voltado apenas para os novos alunos ingressantes e o segundo, às 16h, foi aberto ao público e contou com a participação Alex Sandro Gomes, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que palestrou sobre a “Formação de Professores para a Educação do Futuro”.

O evento foi aberto pelo coordenador do curso, professor Charles Madeira, que falou sobre objetivos do programa e sua ideia principal, que é “fortalecer os profissionais da educação no enfrentamento dos desafios postos pelo seu trabalho cotidiano, tendo uma compreensão de que a construção e a aquisição de conhecimentos são potencializadas por meio de um processo de aprendizagem participativo e significativo, que possibilite a todos os envolvidos se perceberem e atuarem como autores do conhecimento, tornando as salas de aula espaços de discussões, pesquisas e descobertas”.

Charles Madeira também destacou que o  PPgITE é interdisciplinar e envolve colaboração de profissionais de diversas áreas do conhecimento, representando quase uma dezena de departamentos da UFRN para fazer uso das tecnologias digitais como ferramentas de transformação individual e social.

Participaram da mesa diretora da aula inaugural o diretor do Instituto Metrópole Digital, José Ivonildo Rêgo; o diretor de Ensino do IMD, Daniel Sabino; o pró-reitor de Pós-graduação, Rubens Maribondo, representando a reitora Ângela Paiva; o pró-reitor de Pesquisa, Jorge Falcão; e  a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Ximenes.

Às 17h,  aconteceu a palestra “Formação de Professores para a Educação do Futuro”, ministrada pelo pesquisador Alex Sandro Gomes, doutor em Ciências da Educação pela Université Paris V (René Descartes), onde o professor foi contundente nas críticas à educação brasileira, afirmando que “somos um dos piores países em termos de educação”. Lembrando que ainda se utiliza, atualmente, a mesma pedagogia de instrução militar, o professor Alex afirmou que toda tentativa de colocar tecnologia em sala de aula tem enfrentado dificuldade.

Alex Sandro traçou um histórico da educação no mundo, porém enfatizando a política de educação no Brasil, que nos últimos cinco anos, trocou de ministro cinco vezes. No cenário mundial, disse o professor, “somos melhor que Zimbawe e Serra Leoa”.

O PPgITE oferta o curso de mestrado profissional, cujo objetivo é fomentar a integração das tecnologias digitais na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação.