IMD e Museu Câmara Cascudo fazem exposições usando holografia e simulação em 3D

Experiência é voltada para contar a história da arte indígena potiguar nesta Cientec

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com o Museu Câmara Cascudo, exibiram nesta 24ª da Cientec recursos tecnológicos que objetivam dinamizar as exposições museológicas e contar a história da arte indígena potiguar de forma lúdica e atraente.

A cooperação entre as duas instituições se deu por meio do Programa Talento Metrópole (do IMD). Na exposição denominada Museu Digital, foram utilizados recursos como experiência virtual (simulação virtual em 3D) e holografia (projeção tridimensional de imagens) para a representação da arte indígena potiguar, além da simulação da vida na terra há milhões de anos.

O dois projetos – de holografia e realidade virtual – estão sendo colocados em prática pela primeira vez nesta Cientec e foram desenvolvidos por alunos do Programa Talento Metrópole. A parceria com o museu existe há mais de um ano e é tida como uma oportunidade de testar esses novos recursos desenvolvidos e aperfeiçoá-los, a fim de utilizá-los em outras áreas e situações.

Bateria

Outro projeto que também que está em exposição nesta Cientec é a ideia de uma bateria eletrônica de baixo custo, desenvolvida por um aluno do Talento Metrópole em parceria com alunos da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Este projeto ficará em exposição nesta sexta e no sábado, último dia do evento, na própria EMUFRN.