Programa Talento Metrópole faz curso de Inverno no IMD

Evento segue até sexta e se constitui na última fase de seleção para ingresso de novos estudantes
09-07-2018 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

O Programa Talento Metrópole realizou na manhã de hoje (9) a abertura do seu Curso de Inverno, etapa do processo seletivo para que estudantes com altas capacidades ou superdotação em Tecnologia da Informação se integrem ao programa, que faz parte do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Participam do Curso de Inverno, realizado nas dependências do IMD, 44 estudantes, selecionados dentre os 154 inscritos. A programação do curso segue até a próxima sexta-feira. São parceiros do evento a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o SESI, e as seguintes empresas vinculadas à incubadora Inova Metrópole: Void 3D (incubada) e a Roboeduc (graduada).

Na abertura, a coordenadora do programa Talento Metrópole, Izabel Hazin, apresentou aos estudantes todo o projeto do IMD e o objetivo de fazer do Rio Grande do Norte um pólo em Tecnologia da Informação.

O Programa Talento Metrópole é destinado a jovens com altas habilidades/superdotação na área de Tecnologia da Informação que estejam estudando no Ensino Fundamental II (7°, 8º e 9º anos), Ensino Médio ou que estejam cursando os dois primeiros anos da graduação, em escolas ou faculdades públicas ou privadas do Rio Grande do Norte.

Izabel Hazin explicou que o curso de inverno possibilita a realização de uma avaliação processual   “ao longo de uma semana, eles têm acesso a oficinas de programação, desenvolvimento e raciocínio lógico, matemática, oficinas de robótica e, em paralelo a isso, passam por uma avaliação cognitiva”, explica ela.

Ainda segundo a coordenadora, “ao final dessa semana, os alunos cujos perfis são condizentes com o programa, são selecionados”, e assim se integram ao Talento Metrópole.

Programa

O programa visa dar acesso a novos conhecimentos aos estudantes, inclusive em nível de graduação ou pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica. Também se volta para proporcionar que os alunos possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.

Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa.