Talento Metrópole realiza seu 4º Curso de Inverno

Evento é a última etapa para ingresso no programa, que faz parte do IMD

O Programa Talento Metrópole realizou ao longo da semana passada o seu Curso de Inverno 2018, última etapa do processo seletivo para escolher os novos estudantes que farão parte do programa, mantido e realizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Participaram do evento 46 estudantes de escolas públicas e privadas de Natal, oriundos dos últimos três anos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.

O Talento Metrópole é voltado para a identificação de estudantes com altas capacidades ou superdotação em Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de integrá-los a uma estrutura que lhes proporcione o acesso a novos conhecimentos, inclusive em nível de graduação e pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica.

Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa. Assim, o programa também se volta para proporcionar que os alunos possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.

Atividades

As atividades do Curso de Inverno tiveram duração de uma semana, iniciando-se na segunda-feira, com o encontro de abertura, quando o Programa Talento Metrópole foi apresentado aos alunos. No decorrer da  semana, foi realizada uma série de oficinas (durante manhã e tarde), abordando diversos assuntos relativos à programação e à robótica.

Oficinas do Curso de Inverno foram voltadas principalmente para programação e robótica

As oficinas da terça-feira (11), por exemplo, foram ministradas pelo empreendedor Eugênio Pacelly, e consistiram em ações e exercícios relativos à robótica (tema central presente em todas as atividades), como a construção de robôs lego.

Já na quarta-feira, as atividades foram voltadas ao tema Pensamento Computacional, usando para isso jogos de lógica e programação em bloco, formando uma série de desafios representando elementos que se aplicam ao aprendizado em programação. O ministrante das apresentações foi o professor Emerson Alencar.

Dando continuidade ao cronograma de atividades, as oficinas da quinta-feira, ministradas pelo professor Gustavo Leitão, voltaram-se para o Scratch, uma plataforma que visa o aprendizado sobre programação de forma lúdica. Usando as linguagens e códigos disponíveis nessa plataforma, a proposta foi levar aos alunos uma iniciação à programação de forma acessível e atrativa.

Premiação

Na sexta-feira, como encerramento do curso, realizou-se um torneio de robótica, no qual os alunos colocaram em prática todo conhecimento adquirido durante a semana. A premiação para as três equipes que mais se destacaram foi feita pelo diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, que agradeceu a participação dos estudantes e os incentivou a se dedicarem à área de TI.

Premiação do torneio de robótica, no último dia do evento, foi feita pelo diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo

Distinta das edições anteriores, este Curso de Inverno teve um diferencial, que foi a constituição de seu público. A maioria dos inscritos foram alunos dos três últimos anos do ensino fundamental, formando assim uma turma mais jovem do que em anos anteriores.

A coordenadora do programa Talento Metrópole, Izabel Hazin, destaca que quanto mais cedo se identifica a superdotação em uma criança, melhor será o seu desenvolvimento. “É um desafio para todo mundo, mas a ideia é justamente essa: que se trabalhe com crianças cada vez mais novas”, explica ela

Análise

Terminada a etapa do Curso de Inverno, a coordenação do programa realiza uma análise conjunta dos alunos, a fim de identificar aqueles que obtiveram maior destaque. “Agora nós vamos avaliar os dados da pré-seleção, que envolve os testes de inteligência e de TI e o desempenho desses alunos nas oficinas de programação, scratch e de robótica”, aponta Izabe Hazin.

Feito isso, os alunos considerados aptos, são convidados a participarem do Programa Talento Metrópole, no qual receberão acompanhamento individualizado para que suas habilidades em TI sejam desenvolvidas.