Talento Metrópole realiza seu 4º Curso de Inverno
Evento é a última etapa para ingresso no programa, que faz parte do IMD
16-07-2018 / ASCOM
O Programa Talento Metrópole realizou ao longo da semana passada o seu Curso de Inverno 2018, última etapa do processo seletivo para escolher os novos estudantes que farão parte do programa, mantido e realizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Participaram do evento 46 estudantes de escolas públicas e privadas de Natal, oriundos dos últimos três anos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.
O Talento Metrópole é voltado para a identificação de estudantes com altas capacidades ou superdotação em Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de integrá-los a uma estrutura que lhes proporcione o acesso a novos conhecimentos, inclusive em nível de graduação e pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica.
Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa. Assim, o programa também se volta para proporcionar que os alunos possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.
Atividades
As atividades do Curso de Inverno tiveram duração de uma semana, iniciando-se na segunda-feira, com o encontro de abertura, quando o Programa Talento Metrópole foi apresentado aos alunos. No decorrer da semana, foi realizada uma série de oficinas (durante manhã e tarde), abordando diversos assuntos relativos à programação e à robótica.
As oficinas da terça-feira (11), por exemplo, foram ministradas pelo empreendedor Eugênio Pacelly, e consistiram em ações e exercícios relativos à robótica (tema central presente em todas as atividades), como a construção de robôs lego.
Já na quarta-feira, as atividades foram voltadas ao tema Pensamento Computacional, usando para isso jogos de lógica e programação em bloco, formando uma série de desafios representando elementos que se aplicam ao aprendizado em programação. O ministrante das apresentações foi o professor Emerson Alencar.
Dando continuidade ao cronograma de atividades, as oficinas da quinta-feira, ministradas pelo professor Gustavo Leitão, voltaram-se para o Scratch, uma plataforma que visa o aprendizado sobre programação de forma lúdica. Usando as linguagens e códigos disponíveis nessa plataforma, a proposta foi levar aos alunos uma iniciação à programação de forma acessível e atrativa.
Premiação
Na sexta-feira, como encerramento do curso, realizou-se um torneio de robótica, no qual os alunos colocaram em prática todo conhecimento adquirido durante a semana. A premiação para as três equipes que mais se destacaram foi feita pelo diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, que agradeceu a participação dos estudantes e os incentivou a se dedicarem à área de TI.
Distinta das edições anteriores, este Curso de Inverno teve um diferencial, que foi a constituição de seu público. A maioria dos inscritos foram alunos dos três últimos anos do ensino fundamental, formando assim uma turma mais jovem do que em anos anteriores.
A coordenadora do programa Talento Metrópole, Izabel Hazin, destaca que quanto mais cedo se identifica a superdotação em uma criança, melhor será o seu desenvolvimento. “É um desafio para todo mundo, mas a ideia é justamente essa: que se trabalhe com crianças cada vez mais novas”, explica ela
Análise
Terminada a etapa do Curso de Inverno, a coordenação do programa realiza uma análise conjunta dos alunos, a fim de identificar aqueles que obtiveram maior destaque. “Agora nós vamos avaliar os dados da pré-seleção, que envolve os testes de inteligência e de TI e o desempenho desses alunos nas oficinas de programação, scratch e de robótica”, aponta Izabe Hazin.
Feito isso, os alunos considerados aptos, são convidados a participarem do Programa Talento Metrópole, no qual receberão acompanhamento individualizado para que suas habilidades em TI sejam desenvolvidas.