Talento Metrópole realiza conferência de abertura para 2018.2

A aula inaugural dará início a quarta edição do programa
14-08-2018 / ASCOM
Talento Metrópole

O Programa Talento Metrópole vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou nesta última quarta-feira (9) a Conferência de Abertura para o segundo semestre de 2018, dando início ao quarto ano do programa.  

A abertura ficou a cargo da coordenadora do programa, professora Izabel Hazin, que deu as boas vindas aos alunos selecionados durante o Curso de Inverno, realizado no mês de julho nas cidades de Natal e Pau dos Ferros. O evento contou com a participação dos estudantes que já integram o Talento nas duas cidades, e ofereceu uma mostra do programa, bem como um panorama das atividades previstas para o segundo semestre do ano. 

Além da professora Izabel Hazin, também presidiu a abertura da conferência o diretor do IMD, José Ivonildo Rêgo. Na ocasião o diretor destacou o caráter do Talento como sendo um programa que visa o crescimento daqueles que dele participam. “Nós construímos um ambiente com um conjunto de possibilidades, com uma perspectiva muito clara: a de dar aos alunos a possibilidade deles desenvolverem plenamente seus potenciais. É isso que nós queremos”, afirma o diretor.

Diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo recebeu os ingressantes no Talento para o segundo semestre de 2018

Também estavam presentes na aula inaugural Juliana Reis, psicóloga do Talento, o professor do IMD Frederico Lopes,  os professores Aluísio Rêgo e Elenilson Vieira do IFRN de Pau dos Ferros e a professora Celicina Azevedo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que apresentou para os presentes o programa Ciência para Todos no Semi-Árido Potiguar, que propõe estimular o interesse e desenvolvimento da ciência nos jovens que vivem em locais longínquos do sertão do semi-árido. 


Por fim, foi lançado o Desafio Talento Metrópole, trazendo o tema Cidades Inteligentes: Deficiência e Inclusão Digital. A proposta visa atingir estudantes a partir do sétimo ano de escolas públicas e privadas do Estado, objetivando o desenvolvimento de aplicações inteligentes. A ideia é de que seus integrantes desenvolvam aplicações que possam ser empregadas no âmbito urbano das cidades, atendendo pessoas com algum tipo de deficiência.

O Programa Talento Metrópole é uma iniciativa que visa oferecer capacitação a crianças e adolescente com altas habilidades no domínio da tecnologia da informação - TI, objetivando estimular o potencial dos seus alunos.