IMD realiza campanha para incentivar adesão dos servidores aos exames periódicos

Será oferecido um café da manhã no dia 30, quando uma equipe estará no local para realizar os testes
26-08-2018 / ASCOM
Evento

Visando fortalecer a adesão aos exames periódicos, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai promover uma café da manhã para seus servidores no dia 30 de agosto, ocasião em que uma equipe da Diretoria de Assistência ao Servidor (DAS) da UFRN estará presente para fazer os testes de saúde.

O evento faz parte de uma campanha interna para aumentar o número de servidores que realizam os exames. O café da manhã vai acontecer na sede do IMD, no Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), localizado no campus central, ao lado da Residência Universitária e da Caern. Os exames periódicos são voltados tanto para servidores técnico-administrativos como para docentes da universidade.

“Como o IMD é uma unidade que tem um porte singular dentro da estrutura da Universidade, a gente decidiu fazer essa parceria com o DAS para desenvolver uma adesão maior dos servidores, haja vista que muitos deles, por não ser algo obrigatório, acabam deixando de lado”, esclarece o psicólogo do IMD Cásio Barreto.

O Programa de Exames Periódicos para Servidores é “uma iniciativa do Governo Federal, que entende que a prevenção da saúde é mais interessante, tanto no âmbito econômico quanto no bem-estar coletivo, que a remediação”, explica o psicólogo. A frequência e abrangência dos exames a serem realizados variam de acordo com a idade do servidor.

A Universidade tem em torno de 5.300 servidores e apenas cerca de 30% deles realizam os exames. Para o Campus Central, a intenção é alcançar 50% de adesão. Dentro do IMD, há uma proporção melhor, já que existe uma adesão de 65% a 70%, segundo informa Cásio Barreto. Ele diz que o objetivo é alcançar os 100%.

A UFRN, coordena, através do SIASS (Subsistema Integrado de Atenção e Saúde do Servidor), as ações de saúde relacionadas, na Grande Natal, aos servidores dos órgãos do poder Executivo, da própria universidade, dos institutos federais, polícia federal, rodoviária federal, entre outros. Dentro da UFRN, a execução da campanha de exames fica a cargo da Coordenadoria de Exames Periódicos, vinculada à DAS.