Cooperações acadêmicas com Alemanha são discutidas em evento sediado no IMD

Encontro acontece nesta terça-feira, a partir das 17h, e inscrições seguem abertas
01-10-2018 / ASCOM
Evento

Uma das maiores economias mundiais, a Alemanha é considerada referência em tecnologia e cultura. Com o intuito de mostrar os canais de cooperação e as parcerias com este país, será realizado nesta terça-feira o evento "Alemanha na UFRN - UFRN na Alemanha: cooperações, oportunidades e cultura Alemã”, que será sediado no Instituto Metrópole digital (IMD).

O evento é voltado para docentes e discentes que tenha interesse em atividades acadêmicas nesse país, como intercâmbios ou cooperações, e objetiva apresentar canais de colaboração e possíveis parcerias com a Alemanha, bem como proporcionar um maior contato com a cultura germânica.

As inscrições são gratuitas e permanecerão abertas até o dia do evento, podendo ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ou neste LINK.

Sediado no Auditório B321 do IMD, o evento tem início a partir das 17h e será dividido em dois momentos: a primeira parte voltada a discussão sobre as oportunidades e parcerias com a Alemanha, e a segunda voltada para tratar de aspectos da cultura desse país.

A programação do primeiro momento contará com a exibição dos painéis da “Rede Brasil Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior - Rebralint”, feita pelo professor Edgar de Farias Correa; "Alemão na UFRN" e "Programas de Bolsas”, a cargo da professora Wiebke Xavier, do Serviço de intercâmbio acadêmico alemão; "Cooperações com instituições alemãs", realizada por representantes da PPG e SRI;  "Cooperações Alemãs no RN”, exibido cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert,. Por fim, será realizada a divulgação do Encontro Econômico Brasil Alemanha – EEBA 2019.

Em continuidade à programação se dará, as 18h30, o Cinema Alemão, onde será exibido o filme Good Bye Lenin. Para finalizar a noite terá o momento Cultura da Cerveja Artesanal em Terras Potiguares, promovido pela Cervejaria Raffe, parceira do evento, que sorteará prêmios aos participantes.

O evento é organizado pelo professor Edgar de Faria Correa, docente do Departamento de de Informática  e Matemática Aplicada (Dimap) e representante da Rebralint na UFRN, junto com a professora Wiebke Xavier, representante do Instituto Goethe, contando com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI/UFRN), Pró-reitora de Pós-graduação (PPG/UFRN), do Consulado Alemanha em Natal e da Cervejaria Raffe.

Encontro

Em 2019 a capital potiguar será sede do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), evento anual realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

O Encontro tem o intuito de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica, sendo realizado anualmente de forma alternada entre Brasil e Alemanha. Neste ano o evento foi sediado na cidade de Colonia, na Alemanha.

O potencial do Rio Grande do Norte em energias renováveis, assim o da infraestrutura contida na região Nordeste, foram atrativos para o evento ser sediado em Natal.