Ciência da Computação obtém conceito máximo no Enade

Curso se constitui no segundo ciclo do Bacharelado em Tecnologia da Informação, do IMD
23-11-2018 / ASCOM
BTI

O curso de Ciência da Computação, segundo ciclo do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu conceito máximo na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O conceito é um indicador calculado a partir do rendimento e desenvolvimento dos concluintes de graduação, tendo por cinco sua nota máxima.  

Ao todo, 30 estudantes realizaram o exame no final do ano passado, que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para marcar o resultado alcançado, professores e alunos de Ciência da Computação se reuniram nesta semana para comemorar o êxito.            

De acordo com o vice-coordenador do curso, o professor André Campos, o resultado do exame é um reflexo do esforço conjunto de alunos e professores, e mostra a qualidade de formação da graduação em Ciência da Computação.              

“O fato de os nossos alunos obterem nota máxima mostra que eles possuem bom conhecimento na área e se encontram entre os melhores do país. Isso é resultado do trabalho dos professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap), que oferecem uma formação específica na área, e do IMD, que oferece o conhecimento de base, por meio do BTI”, destaca o professor.   

Sobre o Curso  

O curso de Ciência da Computação é um curso de dois ciclos, cuja formação inicial é viabilizada no primeiro ciclo, ao longo do Bacharelado em Tecnologida da Informação, e a formação avançada no segundo ciclo, com componentes específicos da Ciência da Computação. A mesma estrutura se dá com Engenharia de Software.

Assim, os dois cursos se consistem em graduações que têm, ao todo, nove semestres (Engenharia de Software) ou 10 semestres (Ciência da Computação) e são vinculados ao Dimap.  Para o coordenador de Ciência da Computação, o professor Carlos Augusto Prolo, a colocação do curso como um segundo ciclo do BTI se constituiu numa boa iniciativa, pois permite ao aluno se aprofundar na graduação já tendo recebido uma base de capacitação.      

“Essa ideia de segundo ciclo proporciona que as pessoas cursem aquilo que elas querem, logo os alunos ingressam no curso muito mais motivados”, avalia o coordenador.     

Competência

Concluinte em Ciência da Computação, a estudante Fernanda Isabel atribui o resultado positivo no Enade à competência dos docentes em sala de aula.  “Todo conhecimento que aplicamos na prova foi adquirido ao longo do curso, de forma que a gente não aprendeu só para a prova, mas também para a vida. Os professores são ótimos e a metodologia é muito boa, então as pessoas que hoje estão em Ciência da Computação são alunos dedicados e realmente interessados na área”, afirma a aluna.   

O Conceito Enade é resultado da média obtida nos quesitos de avaliação "Formação Geral", que compõe 25% da nota, e "Conhecimento Específico", constituindo 75% da nota. A partir desse conceito é possível traçar um panorama acerca da qualidade de formação do curso em nível nacional.

O resultado integral da avaliação do curso como um todo ainda não foi divulgado, sendo definido pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador cuja nota varia de uma a cinco e que leva em consideração, além do conceito obtido no Enade, outros fatores, tais como  corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.