IMD sedia evento sobre infraestrutura da Internet no Brasil
Com acesso gratuito, edição regional do Internet eXchange point 2025 acontece no dia 12 de setembro
02-09-2025 / ASCOM

Texto: Daneide Cruz
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai sediar, no dia 12 de setembro, o fórum regional do Internet eXchange point 2025, voltado à discussão dos principais temas sobre a infraestrutura da Internet no Brasil. Realizado pela segunda vez em Natal, o evento acontecerá no Auditório B205 do IMD e terá como pautas centrais os Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTTs), OpenCDN, NTP e NTS e IMET para provedores.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento, permanecendo disponíveis até a data de sua realização. Nesta edição, a organização é realizada em parceria com a Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) – responsável pela administração dos domínios “.br” e por iniciativas de capacitação e desenvolvimento da Internet no país.
O Fórum contará com a presença de especialistas de destaque nacional. Entre eles, Antonio Galvão, supervisor de projetos no CEPTRO.br/NIC.br e um dos responsáveis pela engenharia do IX.br (PTT.br); Sergio Vianna Fialho, ex-professor da UFRN e atual diretor-geral do Núcleo de Redes Avançadas da instituição; Antonio M. Moreiras, gerente do NIC.br, com atuação em iniciativas como IPv6, RPKI e OpenCDN; e Daniel Fink, diretor de Engajamento de Partes Interessadas no Brasil pela ICANN.
Como atividade adicional, será realizada a Confraternização IX Fórum Regional Nordeste – Natal/RN, no dia 11 de setembro, às 18h30, no restaurante Tábua de Carne, com o objetivo de estimular interação e networking entre participantes, palestrantes e patrocinadores.
O Fórum marca ainda o encerramento do Curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (BCOP), promovido de 8 a 11 de setembro pelo IMD, JFRN e NIC.br. Voltado para profissionais de redes de empresas, provedores de internet e órgãos públicos, o curso reforça o compromisso das instituições em fomentar capacitação técnica e a troca de experiências no setor.