Professor do IMD realiza missão internacional em universidade da Irlanda

Ivanovitch Silva esteve na Dublin City University a partir de convite de pesquisadores locais
27-11-2018 / ASCOM
Visita

O professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Ivanovitch Silva participou neste mês de novembro de uma missão internacional realizada na Dublin City University (DCU), na Irlanda. A visita foi mediada pela World Technology Universities Network (WTUN), rede internacional de instituições de ensino superior, constituindo-se no primeiro contato entre a UFRN e a DCU.

A convite do professor da DCU Theo Lynn e da pós-doutoranda Patrícia Endo, o docente do IMD foi a Dublin com o objetivo de conhecer a Instituição irlandesa, bem como as pesquisas desenvolvidas na área de Tecnologia da Informação, visando assim possíveis parcerias ou colaborações.

“A missão permitiu explorar várias coisas importantes para área, indo além da pesquisa que tínhamos em comum, como trabalhos de pesquisadores de países diferentes e trabalhos que tratam de problemas globais, sobre como lidar com empresas e indústrias, etc.”, analisa Ivanovitch Silva.

Convite

O professor do IMD conta que o convite para realizar a visita e estabelecer um primeiro contato entre a UFRN e a DCU surgiu a partir de um artigo de sua autoria publicado no ano de 2012, que analisava a confiabilidade e disponibilidade de infraestruturas em Rede. Esse trabalho, como visto posteriormente, estabelecia relação direta com uma pesquisa que está sendo realizada por Theo Lynn e Patrícia Endo na linha de Cloud Computing.

“O Theo e a Patrícia leram um paper que eu tinha publicado em 2012 e viram que a técnica que desenvolvi, e que abordei no artigo, resolvia o problema que eles haviam encontrado na pesquisa deles”, explica Ivanovitch.

Os acadêmicos irlandeses pesquisavam a análise e o desempenho de infraestruturas em Computação em Nuvem, e precisaram modelar a confiabilidade e disponibilidade de algumas aplicações para esse tipo de serviço. Em sua investigação, descobriram a metodologia desenvolvida pelo professor do IMD, que se encaixava na pesquisa deles.

WTUN

A partir da “descoberta” do artigo do professor Ivanovitch, os pesquisadores da DCU perceberam que a UFRN também faz parte da WTUN, além ser a única instituição brasileira membro dessa rede.

Além de conhecer a universidade e os projetos que são desenvolvidos no âmbito de TI, o docente também apresentou o IMD à comunidade da DCU e deu início a mais uma produção científica na área de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina, dessa vez em parceria com os pesquisadores irlandeses.

Internacionalização

O professor Ivanovitch Silva lembra que outra iniciativa recente de internacionalização na área de Tecnologia da Informação feita pela UFRN ocorreu em julho deste ano, quando foi firmado um convênio com a Universidade de Bréscia, na Itália, com o objetivo de aprofundar e trocar conhecimentos acerca de Internet das Coisas e Indústria 4.0.

“Atualmente a UFRN está na WTUN, mas ainda não possui uma parceria com o DCU. A partir dessa missão, existe uma possibilidade de isso acontecer. Depois que a gente apresentou o IMD, eles viram a oportunidade de conhecer um pouco mais a nossa realidade e trabalhos, então acreditamos que surgirão várias coisas positivas”, avalia o professor.

No início do próximo ano, está prevista uma visita a ser realizada no IMD pelo professor Theo Lynn.