Aulas inaugurais iniciam período letivo dos cursos técnicos do IMD

Encontros funcionam para tirar dúvidas e informar sobre os cursos e seu funcionamento
28-01-2019 / ASCOM
Curso Técnico

Para marcar o início do período letivo e dar as boas-vindas aos novos alunos dos cursos técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), começaram hoje (28) as Aulas Inaugurais dos Cursos Técnicos do Instituto, também conhecidas como "Aulas Zero".

Os encontros reúnem os 720 aprovados no processo seletivo aplicado em novembro de 2018 e traz orientações diversas sobre os cursos, com temas como documentação, acesso a conteúdo didático, estágios e apoio pedagógico.

De acordo com o coordenador dos cursos técnicos, professor Marcel Oliveira, o encontro serve para esclarecer dúvidas e preparar os novos alunos para o ensino semipresencial.

"Normalmente, esse é o primeiro contato dos estudantes com o ensino técnico em universidade, já que muitos ainda cursam o Ensino Médio. A Aula Zero serve justamente para reduzir os impactos gerados pela introdução do aluno nesse novo modelo de aprendizado”, avalia o professor.

São 10 encontros ao todo, sendo cada um dirigido para uma turma diferente, de acordo com o horário das aulas presenciais do curso (8h, 14h e 18h). Assim, o grupo que participou da Aula Zero na manhã desta segunda iniciará os estudos técnicos, oficialmente, na próxima segunda-feira no período matutino.

Os próximos encontros acontecerão com as turmas da quarta (30), da sexta-feira (01) e do sábado (02), este apenas pela manhã, às 8h.

Para Josinaldo Gomes, ingressante do curso técnico, o programa oferece oportunidades para consolidação de conhecimentos. “Aprendizado é uma constante na área de tecnologia e acredito que o curso técnico é uma oportunidade de aprimorar meus conhecimentos”, aponta Gomes, que já atua na área de TI e pretende se especializar na área de desenvolvimento de sistemas.

Mais encontros

De acordo com a pedagoga do IMD, Julyana Vilar, além das aulas inaugurais, a equipe pedagógica do Instituto está programando, para este ano, uma série de novos encontros presenciais para os estudantes dos cursos técnicos.

“A oferta de mais encontros presenciais é uma demanda que partiu dos próprios alunos e, para atendermos a isso, estamos planejando uma série de novas ações pedagógicas, como cursos de capacitação, extensão e oficinas”, informa a pedagoga.