IMD forma 130 novos técnicos de TI em Natal e no interior do RN
Cerimônia de certificação acontece na Reitoria da UFRN na última segunda-feira
25-11-2025 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) celebrou, na noite de segunda-feira, 24, a Cerimônia de Certificação de seus Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação (TI). Ao todo, 130 profissionais, de Natal e do interior do RN, recebem seus certificados, que marcam o encerramento da formação técnica em sete ênfases de conhecimento diferentes.
Além do evento de segunda-feira, ocorrido no auditório da Reitoria da UFRN, o IMD ainda promoverá outra cerimônia nesta semana, em Mossoró, para entrega dos certificados a egressos dos polos do interior – hoje a formação é ofertada nas cidades de Caicó, Angicos e Pau dos Ferros, além de Mossoró e Natal.
A cerimônia contou com a presença de alunos, professores e servidores do IMD, além de familiares e amigos dos concluintes, e serviu para congratular os novos técnicos formados no Instituto após um período de 18 a 36 meses de estudos.
“Essa formação não é um ponto de chegada, mas apenas o início da jornada. É preciso sempre se manter atualizado e preparado, pois em tecnologia nós sabemos que estagnar é perder a relevância”, lembra o coordenador dos Cursos Técnicos, professor Marcel Oliveira, em seu discurso.
_1.png)
Além de Oliveira, a mesa da cerimônia também contou com a participação do diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e do vice-coordenador dos Cursos Técnicos, professor Heitor Florêncio.
Em sua fala, o diretor aproveitou para destacar o perfil institucional diferenciado do IMD e projetou, para os próximos anos, uma meta de mais 2600 empregos em TI ofertados em decorrência desse ecossistema – que hoje é formado por ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.
O evento também concedeu a palavra ao egresso orador da turma, Arthur Gabriel de Araújo, que aproveitou a ocasião para reviver as dificuldades e conquistas dos colegas ao longo da formação. “Hoje nós comemoramos o encerramento desse círculo, mas também nossa resiliência em superar os desafios comuns a todos nós, profissionais de TI”, comenta.
Atualmente, o técnico já atua como profissional em sua área, Desenvolvimento para Internet, com um trabalho de Product Owner em uma empresa de TI local.
Cursos Técnicos
Ao todo, os Cursos Técnicos do IMD já certificaram, desde 2013, mais de 1,7 mil profissionais. Hoje, a formação é organizada em três módulos básicos e um avançado, com ênfases nas áreas de Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Internet das Coisas e Informática para Internet, esta com maior número de formados.
Além dessas, uma das principais novidades deste ano foi a criação de uma nova ênfase, na área de Inteligência Artificial (IA). Fruto do programa Metrópole IA 360, a iniciativa visa formar, em nível técnico, pessoas para atuar com IA em diferentes frentes e mercados.
Segundo Marcel Oliveira, os primeiros técnicos formados nessa área devem receber seus certificados no segundo semestre de 2026.