PPgITE promove aula de abertura do semestre com secretário de educação de Sobral

Município possui a melhor rede pública de ensino fundamental do país
12-02-2019 / ASCOM
PPGITE Pós-Graduação

O Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realiza no próximo sábado (16) a sua aula inaugural para o ano letivo de 2019. O evento é aberto ao público e acontece no auditório da Escola de Música da Universidade, a partir das 9h, tendo como palestrante o secretário de educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Ele abordará o tema “Inovação e Tecnologias Educacionais em Sala de Aula: a experiência da melhor rede pública do Brasil”.

Foi durante a gestão de Francisco Herbert como secretário de educação de Sobral que a cidade assumiu a liderança nacional no ranking de educação básica (do 1º ao 9º ano), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (Mec) em setembro de 2018. O resultado é referente aos dados levantados no ano anterior, em 2017.

O indicador é realizado a cada dois anos e avalia, para os ensinos fundamental e médio, a taxa de aprovação das escolas e a média de desempenho dos alunos em matemática e português.

Além de secretário de educação, Francisco Herbert possui doutorado na área de Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como desenvolve pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais, Informática Aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática na Formação de Professores, Metodologia de Ensino, e Avaliação Educacional.

Trazendo a experiência do município cearense como pauta de discussão, o objetivo da aula é fomentar o debate a respeito da integração das tecnologias digitais na dinâmica das tanto das ações pedagógicas das instituições educacionais, como no processo de ensino-aprendizagem.

PPgITE

Criado em 2016, o PPgITE oferece um mestrado profissional que tem como foco contribuir para trazer instrumentos e metodologias inovadoras à sala de aula e atualmente constitui-se na pós-graduação mais procurada do IMD e uma das mais requisitadas da UFRN.