PPgITE discute “A experiência da melhor rede pública do Brasil” em aula inaugural

Evento recebeu o secretário de educação de Sobral (CE) Francisco Herbert Vasconcelos
18-02-2019 / ASCOM
Evento PPGITE

O Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), mestrado profissional oferecido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou no último sábado (16) a aula inaugural para o ano letivo de 2019. O evento recebeu como palestrante o secretário de educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Vasconcelos, que discorreu sobre o tema “Inovação e Tecnologias Educacionais em Sala de Aula: a experiência da melhor rede pública do Brasil”.

Sediada no Auditório da Escola de Música da Universidade, a aula inaugural teve início com uma mesa de abertura, presidida pela reitora da UFRN, Ângela de Paiva Cruz, pelo diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e pelo coordenador do PPgITE, Charles Madeira.

Na ocasião a reitora falou sobre os programas de pós-graduações oferecidos pela UFRN, como mestrados acadêmicos e profissionais, bem como parabenizou os professores responsáveis pelo PPgITE e sua proposta de curso.

Já no que diz respeito a experiência de Sobral como melhor município da rede pública de ensino, a Magnífica deu boas-vindas ao convidado e destacou o sucesso do planejamento e execução do projeto municipal. “O planejamento é necessário não só para escola, mas para cada professor. Só temos bons resultados se tivermos planejamento estratégico”, observou.

Em continuidade, a aula contou com a explanação do secretário de educação de Sobral, Francisco Herbert Vasconcelos, que deu início a sua apresentação contextualizando a cidade de Sobral e mostrando como um município de pequeno a médio porte alcançou, em 2018, a liderança nacional no ranking de educação básica, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Além disso, o secretário ainda explicou como funciona atualmente a rede pública de ensino da cidade, e enfatizou a importância que uma boa gestão assume para o desenvolvimento de setores como a educação.

“Só pessoas sérias, boas, qualificadas e comprometidas é que conseguem fazer alguma coisa. Se a gente deixar para lá e não acreditar ou conscientizar as pessoas, vamos continuar da forma como está. Esse exemplo que trago aqui, é o exemplo de uma boa política pública”, afirmou o secretário.

Após a apresentação, abriu-se espaço para perguntas realizadas pelo público, composto sobretudo por alunos do PPgITE, professores e interessados no tema.

Aula inaugural PPgITE

Placeholder