Plataforma pedagógica desenvolvida no IMD recebe certificado de propriedade intelectual
O projeto Obama é responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, voltada para ensino da Matemática
22-03-2019 / ASCOM
Proposta que reúne conteúdo pedagógico digital gratuito de ensino, a plataforma online Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), desenvolvida por professores e alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu nesta semana o Certificado de Registro de Programa de Computador.
O documento confere à ferramenta o status de patente, propriedade intelectual da UFRN e de autoria do grupo de professores e pesquisadores envolvidos na sua criação e desenvolvimento. Segundo o professor Dennys Leite Maia, criador e coordenador do programa responsável pela ferramenta, também nomeado como OBAMA, a ação marca uma importante conquista na trajetória de seis anos da plataforma.
“Esse certificado coroa todo o nosso trabalho, que nasceu de um produto artesanal e hoje se torna uma patente, como Tecnologia da Informação (TI) oficializada e com direitos autorais garantidos”, avalia o professor.
Com conteúdo interativo e soluções pedagógicas inovadoras, a plataforma do IMD já alcançou posições de destaque em diversas competições. Uma delas é o Concurso de Softwares Educativos de 2018, ocasião em que conquistou o primeiro lugar como melhor produto tecnológico.
Além disso, em 2017, ainda na fase de prototipagem, o OBAMA conquistou o 2º lugar na lista de melhores protótipos do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E).
O certificado de registro tem validade de 50 anos e foi emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vinculado ao Ministério da Economia.
A plataforma
Software online que funciona como repositório de conhecimento, o OBAMA reúne mais de 500 objetos de aprendizagem (OA’s), como games, vídeos e diversos outros dispositivos interativos. Eles oferecem aos professores de Matemática, de todos os níveis de ensino – mas principalmente o Fundamental e o Médio – opções lúdicas e educativas para serem usadas em sala de aula.
Dennys Maia conta que a ideia de se criar o OBAMA surgiu de uma necessidade dos próprios professores que lecionam a disciplina.
“Percebemos que muitos professores não tinham ferramentas tecnológicas para usarem em sala de aula e a Matemática é uma das matérias com mais déficit de aprendizagem atualmente”, conta Maia.
Assim, enxergando na disciplina uma ferramenta primordial para o desenvolvimento tecnológico do país, o professor do IMD reuniu vários materiais didáticos em uma única plataforma online.
A plataforma é de acesso aberto e gratuito, disponível para qualquer professor que deseje fazer uso de tecnologias interativas tanto por meio de computadores de mesa ou smartphones.
Aprimoramento contínuo
Atualmente, a equipe de desenvolvedores do OBAMA, que já soma mais de 20 pessoas – dentre professores, pós-graduandos e bolsistas – trabalha na criação de novas ferramentas para a plataforma.
Uma das funcionalidades adicionais que já está implantada é a opção dos professores criarem seus planos de aula. “Os docentes têm acesso a mecanismos que criam automaticamente um plano de aula. É uma usabilidade que otimiza bastante o tempo de planejamento desses profissionais”, informa Maia.
Além disso, pesquisadores do OBAMA estão desenvolvendo dispositivos para auxiliarem alunos com deficiências auditivas a usarem os objetos online de aprendizagem. A proposta é aumentar ainda mais o alcance da plataforma e promover educação para diferentes perfis de estudantes.
De 2017 até o momento, mais de 300 professores de diversos centros educacionais do Estado receberam formação sobre o OBAMA. Segundo Maia, a receptividade da tecnologia é considerável.
“Muitos ficam encantados com o nosso produto e nos dão feedbacks bastante positivos. Mas, atrelado a isso, temos feito todo um trabalho de sensibilização nas escolas para chamar atenção sobre a necessidade de se ter tecnologias mínimas disponíveis, como laboratórios de informática equipados, por exemplo”, relata o coordenador.