IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

29 mai 2019/ ASCOM

Plataformas do Smart Metropolis recebem destaque em evento internacional

O Projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi tema de palestra no FIWARE Global Summit, que aconteceu na semana passada, em Gênova, na Itália. O FIWARE é uma plataforma de código aberto voltada para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

Os responsáveis pela apresentação sobre o Smart Metropolis no evento na Itália foram os professores Frederico Lopes, do IMD, e Thais Batista, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN).

Na ocasião foram apresentadas duas ferramentas desenvolvidas no projeto, a plataforma Smart Geo Layers e o sistema Campus Seguro. A primeira recebeu destaque por ser uma solução tecnológica que já usa dados ligados (linked data), uma tendência que o FIWARE Foundation ainda está desenvolvendo na plataforma.

Com isso, o IMD se torna um colaborador no desenvolvimento de dados ligados dentro do FIWARE. “Agora estamos nessa parceria, de forma que vamos desenvolver a plataforma especificamente, para que quem for desenvolver aplicações sobre ela, use as nossas soluções” destaca Frederico Lopes. O professor do IMD também ressaltou a importância desse passo para consolidar o IMD na área de Cidades Inteligentes.

FIWARE Foundation

O FIWARE também pode ser definido como uma iniciativa de código aberto que define um conjunto universal de padrões para gerenciamento de dados de contexto para facilitar o desenvolvimento de soluções inteligentes em diferentes áreas, como Cidades, Indústria, Agricultura e Energia.

A FIWARE Foundation é o órgão independente que fornece recursos compartilhados para ajudar a alcançar o objetivo da iniciativa, promovendo, aumentando, protegendo e validando as tecnologias FIWARE, bem como as atividades da comunidade, capacitando seus membros, incluindo usuários finais, desenvolvedores e demais partes interessadas em todo o ecossistema.

Outras Notícias

21 mai 2019 por
ASCOM

Prefeito de Lajes visita IMD para conhecer plataforma desenvolvida pelo Projeto Smart Metropolis

Executivo Municipal estuda usar tecnologia para elaborar plano diretor e otimizar serviços públicos


VISITA | SMART METROPOLIS
20 ago 2019 por
ASCOM

IMD abre inscrições para projeto de extensão que visa a capacitação de professores do Estado

Inscrições permanecem abertas até o dia 01 de setembro e são disponibilizadas 60 vagas


INSCRIÇÕES | DOCÊNCIA