Residência em Tecnologia da Informação junto ao TCE realiza aula inaugural

Evento aconteceu na manhã de hoje, na sede do IMD
01-07-2019 / ASCOM
Evento Residência

Uma parceria entre o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) levou à instalação de uma segunda turma da Residência em Tecnologia da Informação no âmbito desse órgão de fiscalização. A sua aula inaugural foi realizada na manhã de hoje (1º), na sede do IMD.

Estiveram presentes ao evento, dentre outros, o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o presidente da Escola de Contas do TCE, conselheiro Tarcísio Costa, o coordenador da nova turma da Residência, professor Marcel Oliveira, o diretor de projetos do IMD, Jair Leite e a gerente executiva da incubadora Inova Metrópole, Iris Pimenta.

A Residência em Tecnologia da Informação é uma pós-graduação lato sensu do IMD que congrega prática e teoria, mediante a combinação de aulas teóricas e atuação direta dos estudantes nos órgãos parceiros, com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para suas demandas nessa área.

Histórico

Durante o evento, o professor Ivonildo Rêgo destacou um pouco do histórico da Residência em TI, que já vem tendo turmas implementadas em diversos órgãos públicos, em especial na área jurídica, como é o caso do Tribunal de Justiça do RN e da Justiça Federal.

O diretor do IMD ainda ressaltou o fato de que a Residência, além atuar para a formação de novos talentos, também se constitui numa iniciativa que ajuda a fomentar a criação de um polo de TI em Natal. Isso porque as soluções tecnológicas criadas pelos residentes para os órgãos nos quais atuam também podem, no futuro, serem licenciadas e empregadas na iniciativa privada, mediante o pagamento de royalties.

Por fim, Ivonildo Rêgo agradeceu ao TCE pela renovação da parceria e desejou sucesso para a nova turma da Residência.

O presidente da Escola de Contas do TCE, Tarcísio Costa, afirmou que é importante render homenagem ao presidente do Tribunal de Contas à época da instalação da primeira turma da Residência no órgão, Gilberto Jales, e também ao atual presidente do TCE, Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior.

“Não tenho dúvida de que o Tribunal de Contas do Estado, com essas formações e a contribuição de seus técnicos, atingirá um alto nível de proficiência na área de Tecnologia da Informação”, afirmou Tarcísio Costa.

A aula inaugural foi finalizada com o coordenador da nova turma da Residência, Marcel Oliveira, que fez uma apresentação para os novos residentes de como vai funcionar o curso, informando detalhes no que diz à sua duração, carga horária e disciplinas.

“A objetivo geral desta turma e da Residência de modo geral é permitir a interação do órgão parceiro com a universidade, proporcionando a transferência de conhecimento por meio da busca de soluções tecnológicas inovadoras”, definiu o professor.