IMD recebe hoje intercambistas e promove oficinas sobre cidades inteligentes

A visita acontecerá hoje (04) e amanhã. Estudantes são oriundos de 11 nacionalidades diferentes
04-07-2019 / ASCOM
Evento Visita

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), recebeu 37 estudantes intercambistas de 11 nacionalidades diferentes na manhã de hoje (4). Eles fazem parte do BP Global STEM Academies, programa de incentivo à ciência e tecnologia promovido pela ONG AFS Brasil.

A visita teve início nesta manhã e foi introduzida com a palestra “Engajamento Cidadão: Cidades Inteligentes são Feitas por Cidadãos Inteligentes”, conduzida pelo professor Everton Cavalcante.

A palestra abordou os principais problemas enfrentados por grandes centros urbanos e apontou tecnologias capazes e ajudar a resolvê-los. Em seguida, foi introduzido o conceito de cidades inteligentes, momento em que o professor Cavalcante destacou o papel dessa solução para a promoção de qualidade de vida de cidadãos.

A programação teve continuidade com uma apresentação do professor Charles Andrye Galvão, que falou sobre gamificação. Além da apresentação do conceito, o momento também contou com uma dinâmica para estimular a criatividade dos participantes.

“Essa é primeira vez que esses estudantes estão aqui no IMD. É um grande prazer para nós podermos proporcionar esse momento de interação e de exposição de nossas atividades a pessoas de diferentes nacionalidades”, expõe o professor Frederico Araújo, coordenador do Projeto Smart Metropolis e responsável pela condução da visita.

Durante a manhã, a visita terminou com a apresentação do professor Anderson Cruz, que discorreu sobre o uso de ferramentas da plataforma Canvas, como forma de auxiliar o desenvolvimento de projetos em tecnologia.

No período da tarde, está previsto que os intercambistas vão participar de uma atividade prática em grupo, durante a qual cada equipe vai desenvolver um projeto de engajamento cidadão, com foco no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

“A proposta é, nessa manhã, darmos algumas ferramentas – como conceitos de Smart Cities, gamificação e Canvas – e, hoje à tarde e amanhã, cada grupo usar desses conhecimentos para o desenvolverem de um projeto concreto”, explica Fred Araújo.

Incentivo à ciência

O BP Global STEM Academies é um programa que incentiva jovens de todos os lugares do mundo a se engajarem em projetos ligados à ciência, tecnologia, Engenharia e Matemática.

Para isso, o programa – que recebe apoio da British Petroleum (BP) – leva estudantes de todo o mundo a lugares onde os conhecimentos científicos são postos em prática, especialmente na área da produção energética.

“O programa expandiu meus pensamentos com relação a muitas coisas. Na questão cultural, aprendi como lidar com pessoas com costumes diferentes, e, na questão de conhecimentos, tenho focado nos assuntos relacionados à Engenharia, porque quero ser engenheiro”, relata o estudante egípcio Saif Elmaleh, de 17 anos.

Além de receber, o programa também envia discentes brasileiros para o exterior. “Alguns alunos do Brasil estão, agora, nos Estados Unidos ou no Egito, passando pela mesma experiência”, informa o coordenador do Smart Metropolis.

Em Natal, os intercambistas já passaram por instituições como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde assistem aulas todas as semanas, Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN).