IMD sedia workshop ministrado por Paulo Resende, gerente regional FINEP

Evento aconteceu no auditório B206 e reuniu empresários, professores e estudantes do IMD
16-08-2019 / ASCOM
Evento Empreendedorismo

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou, na tarde desta última quinta-feira (15), o workshop “Inovação, Tecnologia e Inclusão”, apresentado pelo gerente do departamento regional nordeste da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Paulo Resende.

No evento, que reuniu professores, estudantes e empreendedores, que participaram esclarecendo dúvidas com o gerente sobre o mundo dos negócios, foram discutidos uma série de temas voltados ao empreendedorismo, inovação tecnológica no mercado brasileiro, entre outros.

Para dar início ao evento, o vice-diretor geral do IMD, Adrião Duarte, agradecendo pela disposição em produzir a oficina, apresentou um vídeo institucional sobre o instituto. Na ocasião, foi exposto como o IMD atua em relação aos alunos, empresas e os benefícios que gera para a sociedade com os projetos realizados.

Em seguida, antes de dar início ao workshop propriamente dito, o gerente da FINEP detalhou como funciona a financiadora diante das instituições e empresas brasileiras, explicando as diferentes formas de apoio, entre outros assuntos.

Workshop

Na oficina, Paulo Resende deu início à discussão falando sobre a relação entre expectativa e realidade que os empreendedores enfrentam, explicando que nem sempre o planejamento feito poderá ser executado. Além disso, explicou que os investimentos em inovação estão cada vez mais complexos ao longo do tempo.

“Quanto mais avanço, em termos de desenvolvimento, mais caro e arriscado será o próximo passo a realizar”, afirmou Resende.

Durante o workshop, o gerente também reforçou a importância de uma empresa incubada procurar parcerias que possam contribuir com seu desenvolvimento. Para exemplificar, escolheu a incubadora Inova Metrópole, do IMD.

“Se você conseguiu uma incubação, você tem uma oportunidade privilegiada de ter uma parceria para alavancar seu negócio e dos seus colegas. Tem 50 empresas no ecossistema aqui, quantas dessas conversam ou quantas estão fazendo parceria?”, perguntou Resende para o público.

Ao longo da oficina, o gerente regional levantou a questão sobre como as empresas podem se concretizar no mercado em meio a dificuldades, expondo que há possibilidade de treinar, se o empreendedor não sabe como elaborar um projeto ou plano de negócios, ou contratar alguém para isso. O importante é superar a barreira que existe.

“Não é preciso criar sozinho o caminho todo. Procurem apoio. Se você já tem a ideia, modelo de negócio, tecnologia e equipe técnica, ou você investe ou atrai recurso externo”, expôs.

Entre outros assuntos abordados, Paulo Resende frequentemente discutia sobre as oportunidades disponíveis para as pessoas e que não são aproveitadas. “As oportunidades existem, mas é preciso o empreendedor ter ação para que sejam utilizadas. É necessário estar atento às perspectivas que surgem”, disse.

Para finalizar o workshop, Paulo Resende deixou uma mensagem para as pessoas que querem fazer diferença no âmbito empresarial ou profissional: “Se vocês acreditam no objeto que vocês estão desenvolvendo, seja pesquisa ou tecnologia nova, não usem um cenário ruim como justificativa para não fazer”.