Unidade do Projeto Include em Natal conta com participação da UFRN

Iniciativa visa proporcionar inclusão tecnológica para jovens de escolas públicas
19-08-2019 / ASCOM
Evento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Campus Party inauguraram na manhã do último sábado, 17, no Sesc de Potilândia, a primeira unidade em Natal integrante do Projeto Include. A iniciativa consiste na instalação de laboratórios tecnológicos voltados para o público jovem, com uma estrutura que proporcionará acesso às novas tecnologias, por meio de aulas com temas como domótica (casas inteligentes), robótica aplicada a mobilidade, sensores, drones, realidade virtual, modelagem e impressão 3D.

Com apoio do Serviço Social do Comércio (SESC-RN) e da Prefeitura Municipal de Natal, a ação social é voltada à inclusão tecnológica de estudantes de famílias de baixa renda. Durante a cerimônia de inauguração do laboratório, estiveram presentes, dentre outros, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

O reitor afirmou que “toda e qualquer ação que beneficie a população de Natal contará com o apoio da UFRN na medida em que pudermos. Enxergamos em iniciativas como a do Include o estímulo à inovação, que tanto queremos disseminar no âmbito da UFRN”. A celebração dos acordos para a viabilização da nova estrutura aconteceu ainda em 2018, por ocasião da primeira edição da Campus Party em Natal.

Aulas

As aulas do Projeto Include acontecerão na Escola do SESC, localizada no bairro de Potilândia. São ofertadas, semestralmente, 75 vagas, sendo 25 dessas voltadas aos alunos da própria Escola do Sesc e as outras 50 destinadas a jovens das comunidades vizinhas. A cada seis meses serão formadas três turmas de 25 alunos, que assistirão aulas por dois dias durante a semana.

Os cursos serão ministrados por estudantes de graduação da UFRN oriundos de várias áreas e selecionados por meio de um projeto de extensão da Universidade. Para este semestre, o Projeto prevê o início das aulas para o mês de setembro, estendendo-se até dezembro.

Nas unidades Include, os estudantes atuam dentro de um ambiente de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo, com material didático exclusivo. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, colocou que a participação da Universidade vai além de dar os apoios educacional e pedagógico tradicionais.

Talento

“A UFRN tem uma participação fundamental dentro do Projeto Include. Com a parceira do Instituto Metrópole Digital, através do Projeto Talento, conseguiremos não só identificar os gênios que estão escondidos nas comunidades carentes e isoladas de todo o Brasil, mas também dar o encaminhamento adequado a eles”, explicou Francesco Farrugia.

Ele estava fazendo referência a uma parceria que deve acontecer entre o Instituto Campus Party e o Instituito Metrópole Digital, visando replicar a experiência de seus projetos, o Talento Metrópole, em outros estados do país, a começar pela Bahia. O projeto tem por objetivo identificar e proporcionar formação específica para jovens com altas habilidades/superdotação no domínio da Tecnologia da Informação (TI), além de oferecer acompanhamento pedagógico, psicológico e tutores.

A ideia é unir o Talento Metrópole ao projeto Include, que promove inclusão tecnológica para estudantes de escolas públicas do Brasil, de modo que mais jovens com alto rendimento em tecnologia tenham seus talentos aproveitados pelas instituições de ensino. A iniciativa ainda está em fase de formulação.

Práticas docentes

Durante o evento de inauguração, o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Júlio César Paulino de Melo, que também coordenará as turmas do Projeto Include em Natal, explicou que “a inclusão de tecnologia em práticas docentes das instituições de ensino é algo que será impositivo em um futuro muito próximo, seja pelo lado das instituições ou dos alunos que atendem aos cursos”.

Ainda de acordo com o coordenador, “dessa forma, os alunos da graduação participantes como bolsistas do projeto estarão em contato com experiências de ensino inovadoras, cujos frutos serão muito valiosos para a educação no futuro, não só da UFRN, como do estado, do país e do mundo”, pontuou ele”

Parque Tecnológico

Os primeiros esforços para se criar o Projeto Include começaram no ano passo, logo após o evento da Campus Party, em agosto. Na ocasião, representantes do Parque Tecnológico Metrópole Digital e do Instituto Campus Party entraram em contato com a Reitoria da UFRN para discutir o projeto e, neste ano, as atividades serão postas em prática.

A intermediação para implantação do Include foi feita, além do diretor do Parque Tecnológico, Anderson Cruz, também pelo próprio coordenador do projeto, o professor da IMD Júlio Melo, tendo boa acolhida pela então reitora, Angela Paiva Cruz, e pelo atual reitor, Daniel Diniz. O projeto teve o patrocínio do Sistema de Cooperativas de Crédito da UFRN (Sicoob/UFRN), responsável pelos recursos necessários para a compra dos equipamentos do laboratório que vai abrigar as aulas.