24 out 2019/ ASCOM

IMD promove primeira edição do projeto Cine Metrópole

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio do seu Setor Pedagógico, realiza na próxima quinta-feira (31) a primeira edição do projeto “Cine Metrópole”, iniciativa que visa estimular, entre a comunidade acadêmica do IMD, a reflexão e a discussão de temas transversais ao campo da tecnologia.

O evento, que vai acontecer na sala B-206, às 15h, será feito sempre por meio da exibição de um filme, que servirá de ponto de partida para um debate estimulado por um palestrante e mediador convidado. A exibição contará com distribuição gratuita de pipoca.

Nesta edição, a obra apresentada será o documentário “AlphaGo”, que trata sobre uma inteligência artificial desenvolvida pela Deepmind com o objetivo de desafiar os maiores jogadores de um jogo de tabuleiro milenar e de origem asiática, denominado Go. A palestrante será a professora do Departamento de Antropologia da UFRN Eliana Freitas.

Filme

O filme “AlphaGo” conta a história do desafio feito pelo Deepmind, empresa de Tecnologia da Inofrmação (TI), através do seu algoritmo de Inteligência Artificial – que dá nome ao documentário – ao campeão sul-coreano de Go, Lee Sedol, em 2016. O jogo de tabuleiro é conhecido pela sua complexidade e imensa variedade de possibilidades de jogadas, sendo considerado ainda mais difícil que o xadrez.

A obra aborda, assim, o potencial que a Inteligência Artificial tem de resolver problemas, levantando a questão “Homem vs. Máquina” e discutindo temas relacionados à intuição e às emoções nessa convivência. O Alpha Go e Lee Sedol protagonizaram uma série de cinco partidas do jogo, o que acabou se tornando um evento midiático de repercussão internacional.

Projeto

O projeto Cine Metrópole teve uma edição piloto no ano passado e a ideia é que essa nova experiência seja o ponto de partida para que, em 2020, seja realizado de maneira regular, ao menos duas vezes por semestre, segundo conta a coordenadora do Setor Pedagógico, Julyana Vilar.

“O objetivo é contribuir para que se reflita sobre temáticas relacionadas à Tecnologia da Informação, relacionadas a campos como os da Ética, Direitos Humanos e Meio Ambiente”, conta a coordenadora. Ela também informa que as inscrições serão feitas no local e horário do evento e os interessados receberão certificado de participação.